Hotelaria

Novo hotel da Estação de Santa Apolónia abre portas a 7 de fevereiro



                      Novo hotel da Estação de Santa Apolónia abre portas a 7 de fevereiro

Inaugura no próximo dia 7 de fevereiro o novo The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, a nova unidade de 5 estrelas da cidade, resultado de um investimento de 12 milhões de euros do grupo The Editory Collection Hotels, da Sonae Capital.

Com 126 quartos e 10.000 metros quadrados de construção, o novo hotel convida a um embarque pela história de um dos mais icónicos edifícios da ferrovia portuguesa. Resulta da reabilitação da ala nascente e dos pisos superiores do corpo central da estação, que se encontrava sem uso, e que não era essencial à prestação do serviço ferroviário.

O projeto de arquitetura é assinado pela Saraiva + Associados, e afirma-se «numa fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux, que se destaca na frente ribeirinha com maior expressão da cantaria original e dos detalhes decorativos originais que marcam aquela construção de estilo neoclássico. Mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros e em plena Avenida Infante D. Henrique, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa e do seu imenso legado de ligação regional», pode ler-se em comunicado.

Neste design hotel, cada quarto terá «uma imagem própria, em que as linhas do mobiliário, a seleção das fotografias históricas, os adereços utilizados, a recuperação de vitrais e claraboias originais – de que é exemplo máximo a Júnior Suite Rosácea - e o equilíbrio de luminosidade se fazem com elegância e sofisticação».

O hotel conta ainda com o restaurante The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, com carta de fun dining para partilhar, Sala Nobre de eventos com capacidade para 30 pessoas ou ginásio 24 horas por dia. O edifício tem certificação BREEAM . Building Research Establishment Environmental Assessment Method

Sob gestão do Grupo Infraestruturas de Portugal, a Estação de Santa Apolónia deu início ao processo de requalificação e valorização do edifício da estação, do qual o contrato de sub concessão celebrado entre a IPP e a Sonae Capital para instalação e exploração da unidade hoteleira, que agora inaugura, foi o primeiro passo.

PUB
PUB