O número de casas disponíveis no mercado é escasso e inacessível para os bolsos de uma boa parte dos portugueses. A resposta a este desafio passa pelo aumento da oferta e para isso é preciso incentivar a reabilitação urbana e promover a construção nova. Fazer renascer antigas centralidades, caídas no esquecimento durante anos, através da reabilitação urbana ou promover o desenvolvimento de novos empreendimentos pela construção nova exige a colaboração dos setores público e privado.
É, neste contexto, que a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários – APPII, promovem no dia 30 de março, a partir das 11h45, a conferência "Lisboa – As novas centralidades e as oportunidades de investimento".
De que forma a criação de novas acessibilidades ou o reforço da rede pública de transportes são decisivos na criação de novos centros para habitar e viver? Onde é que há espaço para a construção nova? A que zonas falta chegar a reabilitação urbana? E de que forma a simplificação do licenciamento urbano pode acelerar a chegada de mais oferta de habitação ao mercado?
Estas são apenas algumas das questões que vão estar em debate na manhã do dia 30 de março. Uma sessão moderada por Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, e que conta com as participações de Jorge Bonito, Chefe de Divisão no Departamento de Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa; Ricardo Guimarães, Managing Partner da Confidencial Imobiliário; Paulo Pardelha, Diretor do Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Lisboa; Joaquim Lico, CEO da Vogue Homes; Claúdia Beirão Lopes, Director of Licensing & Urban Planning, Reify; e ainda representantes da Ordem dos Arquitectos e da sociedade de advogados Morais Leitão.
Acompanhe todas as novidades da Semana RU Lisboa
Marque já na sua agenda, de 29 a 31 de março decorre a 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, no LX Factory! Para mais informações, visite a página do evento e garanta o seu lugar. As inscrições estão abertas!