Investimento

Nhood investe 32 milhões para transformar Galeria Comercial de Alverca



                      Nhood investe 32 milhões para transformar Galeria Comercial de Alverca
O arranque da obras está marcado para o final de julho deste ano.

A Nhood Portugal apresentou esta terça-feira o projeto de regeneração da Galeria Comercial de Alverca, espaço que gere e no qual vai investir cerca de 32 milhões de euros, em representação da Ceetrus, a nova proprietária do ativo em copropriedade com a Auchan.

O projeto revitaliza assim um complexo imobiliário, bem conhecido no território de Alverca, numa lógica de uso misto, evoluindo de 11.572 para 52.000 metros quadrados. O novo projeto de revitalização garante a expansão e diversificação da funcionalidade de origem do complexo, bem como a adaptação em função do contexto social, em estreita relação com o ecossistema envolvente.

Com foco no uso misto e na sustentabilidade, a Nhood Portugal estabeleceu três grandes eixos para o projeto que vai regenerar o quarteirão de 78.000 metros quadrados de área bruta de construção:

  • Mais oferta - a área comercial vai receber novas lojas, que vêm complementar o hipermercado e a galeria já existentes: uma loja do cidadão, implementada em parceria com a CM de Vila Franca de Xira; uma loja Leroy Merlin, que incluirá área de construção e, também, vai acrescentar um novo conceito de mix comercial; um ginásio; um espaço de saúde e bem-estar.
  • Mais pessoas - o objetivo passa por desenvolver uma nova centralidade convertendo a antiga utilização de escritórios das Torres de Alverca, atualmente não utilizadas, em soluções para arrendamento: serão mais de 100 unidades, de estúdios T3, complementadas por uma área de lazer e desporto aberta a todos.
  • Mais sustentabilidade - através de uma estratégia de ESG e impacto positivo desenhada para que o projeto seja uma referência de construção sustentável. De destacar a certificação BREEAM, os 1.800 metros quadrados de jardins e coberturas vegetalizadas e a aposta em energias renováveis, com a instalação de mais de 900 painéis fotovoltaicos.

O arranque da obras está marcado para o final de julho deste ano. O projeto irá criar mais de 100 postos de trabalho diretos e prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho indiretos. Numa primeira fase, os esforços centram-se na revitalização da Galeria Comercial, estando prevista a conclusão em junho de 2024. A reconversão das torres fica para a segunda fase, que arrancará em 2025.

Conceito de cidade dos 15 minutos está “absolutamente presente neste projeto”

Presente no evento de lançamento da 1ª Pedra do projeto, Fernando Paulo Ferreira, presidente da CM de Vila Franca de Xira, afirma que o projeto «vem resolver um problema de reformulação e utilização completa deste edifício, introduz um novo conceitoi de utilização do território e, acima de tudo, vai tornar-se numa grande porta de entrada desta cidade». Fernando Paulo Ferreira sublinha ainda que o conceito de cidade dos 15 minutos está «absolutamente presente neste projeto» e que a «Câmara está a trabalhar neste conceito».

Por sua vez, Séverine Boutel, CEO da Nhood Portugal, enfatizou que «este é um projeto transformador, que vem trazer uma nova centralidade a Alverca. Criámos um polo de vida na cidade: é um exemplo de como o imobiliário pode dar resposta às necessidades das comunidades». Portugal é «sem dúvidas, um país atrativo na captação de investimento imobiliário», frisou Séverine Boutel.

Etienne Dupuy, CEO da Ceetrus Properties, reforça que Portugal «tem um grande potencial» e que «o nosso investimento, juntamente com a Auchan é, esperamos, um de uma série de investimentos na regeneração de locais neste país» Já Pedro Cid, General Manager da Auchan Retail Portugal, sublinha que «há 30 anos criámos um supermercado que foi referência ao longo destes anos. Hoje, 30 anos depois, voltamos a escrever história».

PUB
PUB