PNRU

Nestlé The Good Store é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana



                      Nestlé The Good Store é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Créditos da fotografia: © Gonçalo Henriques (Nestlé The Good Store / Lisboa)

É a primeira loja da Nestlé, em Portugal, um espaço-conceito implantado no campus da marca, em Linda-a-Velha, Lisboa. O projeto do arquiteto André Caiado, do atelier Contacto Atlântico, destaca-se pelo respeito da arquitetura original do edifício, reinterpreta-a através de elementos contemporâneos que reforçam a transparência e a relação com a natureza. A fachada preserva o embasamento em pedra existente, agora complementado por uma nova abertura envidraçada e por uma parede verde composta por suculentas de baixa manutenção.

Créditos das fotografias: © Gonçalo Henriques

Cerimónia de entrega dos Prémios decorrerá em maio

A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana decorrerá, em maio, em data e local a anunciar brevemente. Uma noite de celebração em que o setor se reúne para aplaudir e reconhecer o mérito e o trabalho dos profissionais que elevam a qualidade da reabilitação urbana nacional.

A seleção das melhores obras de reabilitação urbana caberá ao júri deste prémio e que, em 2026, conta com as participações do Presidente da AICCOPN e da CPCI, Manuel Reis Campos; do arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; da arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; do economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), João Carvalho das Neves; e do professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana será atribuído em 10 categorias: Melhor intervenção Cidade de Lisboa; Melhor intervenção Cidade do PortoImpacto SocialResidencialTurismo; Comércio & ServiçosSustentabilidadeReabilitação EstruturalRestauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1.000 m².

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Destacar o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura que se associa ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na atribuição do Prémio "Mestres da Construção". Este prémio é atribuído a um profissional, com mais de 10 anos de experiência, que se distingue no âmbito da sua arte e do seu ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais, que preservam uma arte ou ofício.

PUB
PUB