Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou esta terça-feira mais 85 milhões de euros, aos quais se juntam aos 40 milhões já existentes, para o plano de intervenção e reabilitação em habitação municipal.
O autarca assinalou que «tínhamos já o maior pacote de investimento. Tínhamos 40 milhões de euros para os bairros municipais. Quando chegámos, a senhora vereadora [da Habitação] disse haver duas mil pessoas em Lisboa que não viviam em condições dignas e este pacote de investimento de 40 milhões mais 85 milhões de euros não é só para construção nova, mas é também para os imóveis que estavam fechados e abandonados», de acordo com a Lusa, citada pelo Observador.
Carlos Moedas indicou que estes 85 milhões de euros são parte do PRR, através do programa 1º Direito, e também parte da Câmara de Lisboa. «Ontem [segunda-feira], chegámos às 1.148 chaves entregues em Lisboa. De todos os projetos de habitação, penso que é um sucesso muito grande, neste ano e meio, ajudarmos 1.148 pessoas, dando-lhes uma chave de sua casa», declarou o presidente do município de Lisboa no Bairro dos Alfinetes, na freguesia lisboeta de Marvila, aquando do arranque do programa Morar Melhor.
O Bairro dos Alfinetes será o primeiro a receber as obras de remodelação, por ser «o mais prioritário, onde as condições são mais difíceis», salienta Carlos Moedas. Este bairro é composto por um edificado cuja construção se desenvolveu entre 1995 e 2001.
Nos bairros municipais de Lisboa vivem 66 mil pessoas, representando «mais de 10% da população que vive na cidade», frisou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentando que «todos os dias tentamos fazer mais. Vamos aproveitar todos os recursos do PRR e da Europa, porque é um momento único. Temos mais de 400 milhões de euros de PRR para mudar a vida das pessoas».