A renovação e ampliação do conceituado Liceu Francês Charles Lepierre contemplou a criação de dois novos edifícios, alterações interiores no edifício administrativo e no edifício do jardim de infância, e ainda a reformulação dos espaços exteriores.
Além de novas salas de aulas e salas polivalentes, este projeto conta ainda com um imponente ginásio com uma área de 340 m2 e pé direito triplo iluminado naturalmente por claraboias na cobertura.
Trata-se de uma obra promovida pela AEFE - Agence pour l'Enseigment du Francais à l'Étranger / Liceu Francês de Lisboa; com projeto dos ateliers Méandre etc | Ma-teriarch; e obra da MAP Engenharia. Uma intervenção que se destaca em vários aspetos, sobretudo, nos objetivos energéticos e de sustentabilidade alcançados.
@Telmo Miller
A reabilitação e ampliação do Liceu Francês - Charles Lepierre é candidato ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias melhor intervenção com "Impacto Social", melhor intervenção "Cidade de Lisboa" e melhor solução de "Sustentabilidade".
Últimos dias para participar no PNRU2024
Em contagem decrescente para o fecho das inscrições, o número de inscritos começa a crescer com candidaturas a chegar de todo o país. Braga, Porto, Viseu, Lisboa, Cascais, Estoril, Algés, Oeiras, Faro, Portimão e Funchal já se fazem representar neste Prémio com obras candidatas às categorias de Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção Inferior a 1000 m2.
Podem participar na edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU2024) todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a INSCRIÇÃO, disponível online, até 16 de fevereiro.
Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
INSCRIÇÕES disponíveis online até 16 de fevereiro. Não perca esta oportunidade, contamos consigo!