Projetos

Manutenção Militar de Lisboa poderá dar lugar a 200 casas de renda acessível



                      Manutenção Militar de Lisboa poderá dar lugar a 200 casas de renda acessível
Lisboa. Fotografia de Wirestock, Freepik.

O complexo da antiga Manutenção Militar, no Beato, em Lisboa, tem agora um plano de requalificação que prevê a criação de 200 casas de renda acessível, entre outras infraestruturas. Após servir como quartel-general da Jornada Mundial da Juventude 2023, este espaço de sete hectares deverá transformar-se num polo dinâmico, combinando habitação, restaurantes, ateliês e espaços culturais.

José Sá Fernandes foi encarregado de apresentar ao Governo uma proposta para dinamizar o complexo, atualmente sob tutela do Ministério da Presidência. Com um investimento estimado em 50 milhões de euros, o projeto prevê não só casas de renda acessível, como também restaurantes, esplanadas, estúdios, ateliês, salas de ensaio e lugares de exposição para todas as artes. «Lembram-se de uma piada que era: há petróleo no Beato... é que há mesmo, só que este é outro, é melhor», diz José Sá Fernandes.

À parte deste projeto da equipa de Sá Fernandes, a Câmara Municipal de Lisboa tinha também planos para este local, contando que lhe fosse cedido. A decisão sobre o futuro deste espaço fica agora a cargo do Governo. «É muito importante que as pessoas conheçam isto, porque sem conhecer não percebem o potencial... todos os espaço precisam de obras, uns mais do que outros», enfatizou o coordenador do grupo nomeado pelo anterior Executivo do PS.

PUB
PUB