Vai nascer uma nova residência de estudantes no Lumiar, em Lisboa, com capacidade para 779 quartos e estúdios. O projeto será desenvolvido na Quinta dos Frades, numa propriedade de 1,3 hectares onde funcionava, até 2019, o Mosteiro de Santa Maria, ocupado por uma comunidade de monjas dominicanas.
Segundo o Público, citado pelo Idealista/news, o plano prevê a preservação do edifício do antigo convento, mas também a construção de seis novos blocos habitacionais e a abertura de um arruamento.
Apesar de estar inserido numa zona densamente urbanizada, junto à Avenida Padre Cruz, o terreno mantém uma expressiva mancha verde, com cerca de 250 árvores. Os promotores garantem a preservação de área verde, mas a redução será substancial.
O projeto contempla uma área bruta de construção de 22.000 metros quadrados, implantada num terreno com cerca de 5.000 metros quadrados. De acordo com o mesmo meio, a promoção está a cargo da Alea Capital Partners, uma gestora de capitais focada em investimentos em ativos alternativos.