No ano transato, o Just a Change, organização sem fins lucrativos dedicada à reabilitação de habitações de pessoas em situação de vulnerabilidade, reabilitou a casa número 500.
Ao longo do ano, foram intervencionadas 115 casas particulares e 68 instituições, beneficiando diretamente mais de 6.600 pessoas e mobilizando mais de 7.400 voluntários, entre independentes e corporativos. Das recuperações realizadas, em 87% por casos os riscos para a saúde, previamente identificados, foram eliminados e 92% dos riscos de segurança também, de acordo com o Relatório de Impacto 2024 da orgqanização.
A avaliação de impacto, realizada em parceria com a Social Data Lab, revelou que 82% dos beneficiários melhorou muito a sua vida e 80% melhorou muito as condições de habitabilidade da sua casa, após as intervenções 78% considera que melhorou o seu conforto térmico.
A UN-Habitat distinguiu o Just a Change com o prémio Scroll of Honour, entregue no início do mês, no Quénia, reconhecendo o seu contributo para a melhoria das condições de vida de comunidades vulneráveis. A associação portuguesa foi uma das quatro vencedoras entre 141 nomeações de todo o mundo. Destaca-se também a participação no projeto europeu FORTESIE, que permitiu a reabilitação de 10 casas com foco na eficiência energética, e o reconhecimento internacional com o iF Social Impact Prize, na categoria ODS 10 – Redução das Desigualdades.
O Just a Change prevê fechar 2025 com 137 habitações intervencionadas e 60 IPSS, bem como focar-se na consolidação dos processos internos, na expansão da rede de acompanhamento pós-obra e na promoção de iniciativas de advocacy.