Em linha “com a missão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas”, a IKEA Portugal juntou-se ao Just a Change, com um donativo de 135.000 euros para reabilitar as casas de 15 famílias que vivem em pobreza habitacional na zona do Algarve, por ser “uma das regiões onde o impacto da pandemia foi maior ao nível do emprego e das condições da vida”.
Denominados Camp In, estas ações decorreram durante os meses de julho e agosto, dinamizando quatro campos de voluntariado de verão em diferentes concelhos do Algarve que, além das estas entidades, reuniram também a participação de câmaras municipais e juntas de freguesia, fornecedores locais, voluntários nacionais e internacionais e a comunidade local; «promovendo a colaboração para um bem comum».
Mudando a realidade de quem vive nestas casas, os trabalhos variaram desde a construção de telhados integrais, casas-de-banho de raíz e instalação de sistemas de água. Para além da coesão social gerada na comunidade local, este projeto teve também como objetivo promover a valorização do território e manter a identidade das localidades, respeitando os traços de arquitetura tradicional e, ainda, promover melhorias em termos de eficiência energética com estas recuperações.
“A IKEA está comprometida em ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta e é por isso que esta parceria com o Just a Change faz todo o sentido para nós. Sabemos que a casa é o espaço mais importante do mundo e onde nos devemos sentir seguros e confortáveis. Infelizmente, isso ainda não é possível para todas as pessoas e é por isso que decidimos contribuir para ajudar esta associação chegar a mais pessoas, a mais famílias e a reconstruir mais casas”, diz Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.