O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2030) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de promover projetos de habitação para arrendamento a custos acessíveis e moderados, reforçando a resposta às necessidades habitacionais do país.
O acordo estabelece uma cooperação entre as duas entidades nas áreas da habitação acessível e da reabilitação de edifícios com aptidão habitacional, incluindo intervenções de melhoria da eficiência energética. A parceria contempla ainda a partilha de conhecimento técnico e financeiro, procurando desenvolver soluções sustentáveis e otimizar modelos de financiamento destinados à reabilitação habitacional.
Na cerimónia de assinatura, o IFRRU 2030 esteve representado pela presidente da Comissão Diretiva, Isabel Barroso de Sousa, enquanto a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi representada pelo provedor, Paulo Sousa.
O IFRRU 2030 combina financiamento do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e do Banco Europeu de Investimento (BEI), complementado pela contrapartida pública nacional e pela participação de instituições financeiras privadas, permitindo potenciar o investimento através da alavancagem de capitais.
O instrumento financeiro encontra-se na fase final de negociação de um financiamento inicial de cerca de 480 milhões de euros. Em conjunto com os recursos disponibilizados pela banca comercial e pelos investidores, estima-se que o investimento global possa atingir aproximadamente mil milhões de euros.
Os financiamentos serão disponibilizados através dos bancos comerciais, em condições mais favoráveis do que as praticadas no mercado, com processos simplificados e sem limitações geográficas ou restrições quanto ao perfil dos beneficiários. Poderão candidatar-se pessoas singulares e coletivas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A previsão é de que os fundos estejam disponíveis para os investidores no início de 2027.