A britânica Catalyst Capital, gestora de fundos private equity imobiliários, e o BPI contrataram um empréstimo verde no valor de 11 milhões de euros para reabilitar o Hotel Diplomático, em Lisboa.
O empréstimo destina-se a «financiar a remodelação do Hotel Diplomático, unidade hoteleira histórica em Lisboa, reforçando a modernização da oferta de alojamento turístico», lê-se em comunicado do Banco Português de Investimento.
«Trata-se de um investimento que envolveu a aquisição do imóvel e remodelação dos seus 95 quartos, complementados com restaurante, bar no rooftop e estacionamentos, no segmento de 4 estrelas, que será operado sob a insígnia Wilde by StayCity», de acordo com a instituição financeira.
Projeto obteve pré-classificação Leed Gold
A private equity e o banco garantem ainda que o investimento e financiamento «terão preocupações e objetivos de sustentabilidade, em linha com a estratégia definida para o setor por parte do BPI, reforçando o seu papel como financiador de referência através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade», adiantando que o projeto obteve uma pré-classificação Leed Gold.
O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI. Recorde-se que a Catalyst adquiriu, em 2021, o antigo Hotel Diplomático por 14,75 milhões de euros. A unidade era detida por uma empresa familiar.