Fruto de investimento estrangeiro, nasceu, há mais de 30 anos, a primeira indústria em Portugal para o fabrico de perfis metálicos para o setor da construção a seco – a Perfisa. E se «sendo os primeiros foi muito fácil ser líderes de mercado, hoje trabalhamos diariamente com afinco para manter este patamar de liderança», afirmou Gonçalo Martins.
O propósito da Perfisa "promover metodologias construtivas mais sustentáveis", Gonçalo Martins, Administrador da Perfisa.
O que é o Light Steel Framing (LSF)?
O Light Steel Framing ou construção em aço leve é um sistema que se baseia na utilização de aço como elemento principal de uma estrutura. Desta forma, em vez de uma abordagem mais tradicional de betão e tijolo, a estrutura é constituída por centenas de perfis metálicos em aço galvanizado e enformados a frio. As vantagens deste tipo de construção aplicado à habitação são, essencialmente, «a segurança, a rapidez, o conforto e a sustentabilidade», destacou Gonçalo Martins.
E quais as principais vantagens do LSF?
SEGURANÇA: a alta relação de resistência/peso do aço permite conferir ao edifício mais valias a nível da segurança devido ao elevado desempenho sísmico e resistência a danos estruturais.
CONFORTO: a utilização de materiais com melhores propriedades térmicas garantem uma casa sem grandes amplitudes térmicas.
RAPIDEZ: prazo médio de construção para habitação de construção mais flexível e capaz de conferir maior liberdade criativa; menos espaço de obra. e menores custos de mão de obra.
SUSTENTÁVEL: o aço é 100% reciclável.
"Os construtores que trabalham com LSF, entregam uma casa com aproximadamente 200 m² , em quatro a cinco meses", Gonçalo Martins, Administrador da Perfisa.
A sessão "Light Steel Framing - Soluções construtivas em aço leve" decorreu na tarde do dia 8 de novembro, no âmbito da programação da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.
