Lisboa

Gebalis quer reabilitar 1.600 fogos em Lisboa com verba de 142 milhões



                      Gebalis quer reabilitar 1.600 fogos em Lisboa com verba de 142 milhões

A Gebalis tem como objetivo reabilitar 1.600 fogos na cidade de Lisboa até ao final de 2024. Prevê-se um investimento de 142 milhões de euros, que vai permitir dar resposta ao mercado da habitação em 30 bairros municipais de Lisboa, avança esta terça-feira o Jornal Económico.

A verba foi aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa nos contratos-programa assinados em 2022, sendo a taxa de execução superior a 99% em relação aos anteriores contratos-programa acordados com a autarquia, no exercício de 2022.

«Quando chegámos havia um número de 1.600 fogos na cidade. No ano passado reabilitamos 330; este ano confiamos que vamos conseguir reabilitar 600 e até ao final do próximo ano que é quando termina o nosso mandato concluir a reabilitação de todos estes fogos», adiantou Gonçalo Sampaio, administrador da Gebalis, ao mesmo meio.

Reabilitação e conservação de edificado em mais 25 bairros

Com a verba de 142 milhões de euros será possível a reabilitação e conservação de edificado em mais 25 bairros, o que se traduz na realização de intervenções em 369 edifícios com impacto em 6.766 fracções, e reabilitação de mais 715 fracções habitacionais.

«Os números não mentem. Nunca se investiu tanto na habitação como neste ano e meio. Um contrato de 142 milhões quando nos últimos anos a média era de dez ou 12 milhões de euros. Agora, o grande desafio é a execução. Não basta ter o dinheiro, é preciso conseguir executá-lo. A Câmara Municipal de Lisboa colocou um grande desafio à Gebalis. A grande aposta deste Executivo é a habitação municipal», afirmou Gonçalo Sampaio.

PUB
PUB