A Câmara Municipal do Funchal vai proceder à requalificação do conjunto habitacional da Ribeira Grande, na freguesia de Santo António, num investimento de 1,1 milhão de euros. A obra deve estar concluída em 2025, anunciou Pedro Calado, presidente da autarquia, de acordo com a Lusa, citada pelo Observador.
O conjunto habitacional da Ribeira Grande, construído há cerca de 40 anos, é composto por três blocos de 30 apartamentos cada, todos de tipologia 3.
«Tenho a certeza de que até 2025 vamos ter aqui um grande exemplo e um bairro completamente recuperado», declarou Pedro Calado durante em visita que efetuou ao bairro camarário.
Na primeira fase do projeto, o município funchalense investiu 600 mil euros, que contou com um financiamento comunitário do Programa Operacional ‘Madeira 14-20’.
A Câmara Municipal programa desencadear a segunda fase desta requalificação no interior dos edifícios, com um custo estimado de 500 mil euros, sendo que o montante global vai «ascender a 1,1 milhão de euros», indicou o responsável pelo município.
Na primeira fase de intervenção foram realizadas obras de isolamento térmico e impermeabilização da cobertura e, também, foram substituídas as caixilharias de alumínio, colocados painéis solares para aquecimento das águas sanitárias com energias renováveis e iluminação eficiente nas zonas comuns.
O principal município da Madeira tem como objetivo, nesta intervenção, conceder «um maior conforto» aos moradores e «permitir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, reduzindo desta forma a fatura elétrica», refere Pedro Calado. O presidente da autarquia sublinhou ainda que «estas obras não vão afetar o preço das rendas» já praticadas no local.