Falta uma semana para o arranque da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que volta a reunir o setor em três dias de conferências, debates, seminários e workshops, distribuídos por dois palcos e com mais de 100 oradores confirmados.
O evento percorre todo o ecossistema da habitação – das políticas públicas ao investimento privado –, apresentando modelos de financiamento e estratégias para a criação de habitação acessível. Coloca novamente em destaque o papel das cooperativas de habitação, identifica territórios de oportunidade e dá palco a um setor da construção cada vez mais industrializado, eficiente e preparado para responder às exigências de construir mais e melhor.
A uma semana do arranque, multiplicam-se os motivos para não perder a 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. A agenda já está disponível e reúne todas as conferências, debates e sessões que marcam o programa deste ano. As inscrições decorrem online e são gratuitas.
A Semana da Reabilitação Urbana é também uma oportunidade única para criar ligações estratégicas, explorar parcerias e fechar negócios. A Semana da Reabilitação Urbana apresenta no "Tanoaria", o maior pavilhão da Casa da Arquitectura, um grande espaço expositivo e de networking. São mais de 500 metros quadrados que acolhem as empresas parceiras da Semana da Reabilitação Urbana, empresas líderes nos seus segmentos. Conheça AQUI todos os parceiros da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.
Dia 12 de novembro (quarta-feira)
O ciclo de conferências da 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto arranca na manhã do dia 12 de novembro, com a conferência "A REVOLUÇÃO EM CURSO – OS NOVOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS E O BIM", uma sessão que vai permitir conhecer os processos que estão a revolucionar a forma como construímos.
Na manhã do dia 12 de novembro, a tecnologia continuará a ser a protagonista, com a conferência "UMA CIDADE TECNOLÓGICA COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA", uma sessão dedicada à inteligência urbana e à relação das cidades com os edifícios.
A SESSÃO DE ABERTURA DA 13.ª EDIÇÃO DA SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO decorre no dia 12 de novembro, às 15h00. Para este momento institucional estão confirmadas as presenças do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz; do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos; e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luisa Salgueiro.
Após a SESSÃO DE ABERTURA decorrerão dois grandes debates. O primeiro painel recebe as Ordens Profissionais e as principais Associações da fileira da construção e do imobiliário para debater as "PRIORIDADES PARA A HABITAÇÃO ACESSÍVEL". O segundo painel promove o primeiro grande debate pós-eleições autárquicas com os líderes de Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia. Em debate estarão "OS DESAFIOS PARA O NOVO CICLO AUTÁRQUICO".
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto encerra o primeiro dia com a conferência "TERRITÓRIOS DE OPORTUNIDADE E MODELOS PARA A HABITAÇÃO ACESSÍVEL". Um grande debate que reúne banca, autarquias e promotores para perceber quais os modelos que permitem desenvolver habitação acessível seja para compra/venda, seja para arrendamento e quais as geografias, os territórios que apresentam as melhores oportunidades.
No dia 12 de novembro, o programa inclui também um conjunto de sessões paralelas que exploram diferentes dimensões da reabilitação e da habitação. Às 10h30, realiza-se a sessão “Transição Energética e Envolvimento Participativo em Habitação Pública”, promovida pela MatosinhosHabit. Às 12h00, decorre a sessão “Casas Mais Eficientes – A Importância do Isolamento Térmico na Habitação”, organizada pela Secil. Já às 17h00, a Fassa Bortolo promove a sessão “Reforço Estrutural com Compromisso na Conservação de Património”, onde será apresentado o sistema FASSANET Solid System-E. Por fim, às 18h00, realiza-se a sessão “Arquitetura Fiscal do Imobiliário: enquadramento atual e reformas no horizonte”, promovida pela Abreu Advogados e Imojuris.
Dia 13 de novembro (quinta-feira)
Na manhã do dia 13 de novembro, a Semana da Reabilitação Urbana reabre às 10h00 com a conferência "COOPERATIVAS DE HABITAÇÃO – OS EXEMPLOS INTERNACIONAIS COMO SOLUÇÕES DE ACESSO À HABITAÇÃO". Com uma dinâmica importante na Europa e, em particular, em Espanha as cooperativas de habitação são uma alternativa importante também para Portugal. Conheça os exemplos de Espanha e do resto da Europa e perceber qual o futuro das cooperativas de habitação em Portugal.
No ano em que a ADENE – Agência para a Energia celebra 25 anos, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto assinala a data com a conferência "O CAMINHO DOS EDIFÍCIOS NZEB E O BALANÇO DE 25 ANOS DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA EM PORTUGAL". Uma oportunidade de avaliar o impacto da certificação energética em Portugal e qual o seu novo papel rumo aos edifícios nZEB.
A prometida revisão do Simplex Urbanístico está “na calha para muito em breve”, anunciou o Governo no início de setembro. E a Semana da Reabilitação Urbana organiza no dia 13 de novembro, às 15h00, a conferência "O NOVO SIMPLEX URBANÍSTICO – COMO EVOLUÍMOS E QUAIS OS DESAFIOS?" na expectativa de poder debater as alterações aprovadas.
O segundo dia termina com a conferência "NOVAS SOLUÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA HABITAÇÃO ACESSÍVEL". Uma oportunidade para perceber como o build to rent ganhou tração no Porto e já representa quase 400 casas. E, ainda, o potencial impacto de um programa de build to rent à escala nacional.
No dia 13 de novembro, o programa integra igualmente um conjunto de sessões paralelas que abordam temas técnicos e tendências do setor. Às 10h30, a Mapei apresenta a “Ferramenta de cálculo inovadora para dimensionamento dos sistemas de reforço estrutural”. Às 12h00, a Tecofix promove a sessão “Ligações e Reabilitação do Património em Madeira”. Às 14h30, a Confidencial Imobiliário dinamiza “Tendências na Habitação: preços, vendas, rendas e investimento”. Às 15h30, a Perfisa conduz a sessão “Light Steel Framing – Reabilitação Sustentável em Aço Leve”. Às 17h00, o Grupo Preceram promove a sessão “Sem isolamento não há conforto. Soluções para fachadas”. Por fim, às 18h00, a Imojuris e a Morais Leitão promovem “A nova simplificação dos licenciamentos: as novidades que se avizinham”.
Dia 14 de novembro (sexta-feira)
O terceiro e último dia da Semana da Reabilitação Urbana dá palco a um dos grandes temas da atualidade, a industrialização da construção. A conferência "CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA – ACELERAR A OFERTA DE HABITAÇÃO!" revela como a fábrica e a tecnologia estão a mudar a forma como construímos e como esta resposta faz parte da solução para a crise no acesso à habitação.
Às 11h45, o palco é da arquitetura com a conferência "OS JOVENS E A REINTERPRETAÇÃO DA ARQUITETURA". Conheça os vencedores do Prémio Jovens Arquitectos 2025 e não perca a oportunidade de assistir ao lançamento da edição de 2026 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Com início às 15h00, a conferência "TERRITÓRIO, ECONOMIA E INVESTIMENTO – O MOMENTO DO MERCADO E OS CAMINHOS DE FUTURO" traça uma visão macro da dinâmica económica do norte e apresenta os projetos âncora do Grande Porto, alavancas de novos territórios de oportunidade. Conheça a visão das autarquias, dos economistas e dos promotores sobre o mercado imobiliário do norte e a dinâmica dos próximos anos.
No último dia do evento, o público poderá ainda acompanhar um conjunto de sessões paralelas dedicadas a temas centrais da habitação, do urbanismo e da construção sustentável. Às 10h30, a Porto Vivo promove “Novos modelos capazes de gerar mais habitação acessível — o caso da reabilitação das Ilhas da Lomba”. Às 12h00, a Agenda Urbana conduz “O papel dos municípios nas novas políticas de habitação”. Às 14h30, a Gaiurb apresenta “A estratégia do Digital Twin no urbanismo de Gaia”. Por fim, às 15h30, a Saint-Gobain dinamiza a sessão “Uma abordagem sistémica e sustentável da construção”.
Acompanhe a PROGRAMAÇÃO e não perca a oportunidade de estar presente! A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO decorre na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, de 12 a 14 de novembro. Este é um evento de acesso livre, mas sujeito a INSCRIÇÃO.