No número 1 da Rua João da Rosa, em Olhão, um antigo edifício industrial, do início do século XX, dedicado à conservação de peixe foi reabilitado. Um projeto do Estudio OSD Arquitectos, com obra da construtora Falmafer, para responder a uma encomenda particular. O edifício adota uma nova função, com uma abordagem contemporânea, mas preservando a história e valores identitários do bairro.

Créditos fotografia: © Frederico Martinho
Inscrições abertas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Estão a decorrer as inscrições na edição de 2026 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, uma oportunidade para municípios, promotores e investidores imobiliários, construtores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais do setor da construção e do imobiliário partilharem o seu trabalho, a sua experiência, bons exemplos de reabilitação urbana que contribuem para a regeneração e revitalização das nossas cidades.
São elegíveis todas as intervenções de reabilitação urbana, realizadas em território nacional, concluídas entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025, desde que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a sua INSCRIÇÃO, disponível ONLINE, até 12 de março de 2026. Na ficha de inscrição serão solicitados elementos descritivos e visuais (imagens da intervenção de reabilitação urbana antes e após a obra) da intervenção candidata.
Em premio.vidaimobiliaria.com pode consultar o regulamento, conhecer o júri, o calendário e aceder à FICHA DE INSCRIÇÃO.