Foram já dois dias intensos de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos, num programa que ocupa dois palcos e reúne mais de uma centena de oradores. Esta sexta-feira, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto entra na reta final com um dia dedicado à industrialização da construção, aos vencedores do Prémio Jovens Arquitectos 2025 e ao investimento no Grande Porto.
Às 10h00, A conferência “Construção Industrializada – Acelerar a oferta de habitação!” mostra como a fábrica e a tecnologia estão a transformar a forma de construir e de que modo esta evolução pode contribuir para acelerar a oferta e responder à crise no acesso à habitação. Às 11h45, o foco passa para a arquitetura com a sessão “Os Jovens e a Reinterpretação da Arquitetura”, que dará a conhecer os vencedores do Prémio Jovens Arquitectos 2025 e marcará o lançamento da edição de 2026 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
A tarde centra-se no território e investimento com a conferência “Território, Economia e Investimento – O momento do mercado e os caminhos de futuro”, agendada para as 15h00. A sessão vai traçar uma visão macro da dinâmica económica do Norte e apresentar os projetos âncora do Grande Porto, identificando novos territórios de oportunidade. Conheça a visão das autarquias, dos economistas e dos promotores sobre o mercado imobiliário do norte e a dinâmica dos próximos anos.
Paralelamente, o programa do último dia inclui ainda várias sessões paralelas dedicadas à habitação, ao urbanismo e à construção sustentável:
10h30 – “Novos modelos capazes de gerar mais habitação acessível — o caso da reabilitação das Ilhas da Lomba”, pela Porto Vivo
12h00 – “O papel dos municípios nas novas políticas de habitação”, pela Agenda Urbana
14h30 – “A estratégia do Digital Twin no urbanismo de Gaia”, pela Gaiurb
15h30 – “Uma abordagem sistémica e sustentável da construção”, pela Saint-Gobain
Acompanhe a PROGRAMAÇÃO e não perca a oportunidade de estar presente! Este é um evento de acesso livre, mas sujeito a INSCRIÇÃO.