Em parceria com a empresa municipal Ágora, a EMERGE - Mota-Engil Real Estate Developers está a promover iniciativas de arte urbana no âmbito do projeto de reconversão e exploração do antigo Matadouro Industrial do Porto.
A empresa de promoção e desenvolvimento imobiliário do grupo Mota-Engil tem como objetivo aproximar a comunidade da arte urbana, e promover a integração social por meio da reabilitação e transformação urbana. Neste sentido, organizou duas intervenções artísticas no antigo Matadouro Industrial do Porto, que passarão a estar disponíveis para toda a população.
A primeira intervenção resultou num workshop dirigido a alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco, organizado com o apoio da Anti-House. Cerca de 25 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário criaram diversos murais.
A segunda intervenção mobilizou artistas nacionais e internacionais para colaborarem no desenvolvimento de murais coletivos no antigo Matadouro Industrial do Porto. Os artistas transformaram os murais em espaços de inovação, disrupção e criatividade, imersivos e participativos.
Com a promoção destas iniciativas, a EMERGE reforça o seu compromisso com a excelência na reabilitação urbana, trabalhando em prol de um futuro socialmente responsável.
Com uma localização central na cidade na Invicta, o projeto de reconversão e exploração do antigo Matadouro Industrial do Porto, a cargo da Mota-Engil Engenharia, com gestão e comercialização da EMERGE, pretende também posicionar-se como um novo espaço cultural da cidade do Porto.
A intervenção em curso neste espaço de armazéns industriais permitirá reabilitar uma área total de 26.000 m² e de edificação de 20.429 mil m², que será destinada à utilização empresarial e transformada em edifícios de escritórios independentes.
De acordo com comunicado, o programa de intervenção prevê «a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica, e assegurando espaços empresariais diversificados e polivalentes; espaços comerciais e de lazer de apoio local; espaços destinados à ação social e de ligação com a comunidade local; e espaços de cariz cultural e artístico, destinados a exposições e à promoção permanente da arte e cultura na cidade do Porto».