Semana RU

Conheça a programação da 13.ª Semana da Reabilitação Urbana



                      Conheça a programação da 13.ª Semana da Reabilitação Urbana
Semana da Reabilitação Urbana decorre nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Matosinhos.

São três dias de conferências, debates, seminários e workshops, distribuídos por dois palcos, envolvendo mais de 100 oradores. Das políticas públicas para habitação, ao investimento e visão dos agentes privados, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresenta as soluções de financiamento e os modelos para a criação de habitação acessível. Relança as cooperativas de habitação e identifica os territórios de oportunidade. Dá palco ao setor da construção, mais industrializado e com novos sistemas e processos construtivos capazes de construir mais e de forma mais rápida.

Há muitas novidades e motivos para não perder a 13.ª edição da SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO. Consulte a AGENDA (em atualização) e verifique quais as conferências e sessões que preparámos para si. As INSCRIÇÕES estão disponíveis online. 

Dia 12 de novembro (quarta-feira)

O ciclo de conferências da 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto arranca na manhã do dia 12 de novembro, com a conferência "A REVOLUÇÃO EM CURSO – OS NOVOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS E O BIM", uma sessão que vai permitir conhecer os processos que estão a revolucionar a forma como construímos. 

Na manhã do dia 12 de novembro, a tecnologia continuará a ser a protagonista, com a conferência "UMA CIDADE TECNOLÓGICA COMO FATOR DE VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA", uma sessão dedicada à inteligência urbana e à relação das cidades com os edifícios.  

A SESSÃO DE ABERTURA DA 13.ª EDIÇÃO DA SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO decorre no dia 12 de novembro, às 15h00. Para este momento institucional serão convidados o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz; o Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos; e o/a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos recém (re)eleito nas autárquicas agendadas para 12 de outubro.

Após a SESSÃO DE ABERTURA decorrerão dois grandes debates. O primeiro painel recebe as Ordens Profissionais e as principais Associações da fileira da construção e do imobiliário para debater as "PRIORIDADES PARA A HABITAÇÃO ACESSÍVEL". O segundo painel promove o primeiro grande debate pós-eleições autárquicas com os líderes de Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Maia. Em debate estarão "OS DESAFIOS PARA O NOVO CICLO AUTÁRQUICO".

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto encerra o primeiro dia com a conferência "COOPERATIVAS DE HABITAÇÃO – OS EXEMPLOS INTERNACIONAIS COMO SOLUÇÕES DE ACESSO À HABITAÇÃO". Com uma dinâmica importante na Europa e, em particular, em Espanha as cooperativas de habitação são uma alternativa importante também para Portugal. Conheça os exemplos de Espanha e do resto da Europa e perceber qual o futuro das cooperativas de habitação em Portugal. 

Dia 13 de novembro (quinta-feira)

Na manhã do dia 13 de novembro, a Semana da Reabilitação Urbana reabre às 10h00 com a conferência "TERRITÓRIOS DE OPORTUNIDADE E MODELOS PARA A HABITAÇÃO ACESSÍVEL". Um grande debate que reúne promotores, autarquias e bancos para perceber quais os modelos que permitem desenvolver habitação acessível seja para compra/venda, seja para arrendamento e quais as geografias, os territórios que apresentam as melhores oportunidades.

No ano em que a ADENE – Agência para a Energia celebra 25 anos, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto assinala a data com a conferência "O CAMINHO DOS EDIFÍCIOS NZEB E O BALANÇO DE 25 ANOS DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA EM PORTUGAL". Uma oportunidade de avaliar o impacto da certificação energética em Portugal e qual o seu novo papel rumo aos edifícios nZEB.

A prometida revisão do Simplex Urbanístico está “na calha para muito em breve”, anunciou o Governo no início de setembro. E a Semana da Reabilitação Urbana organiza no dia 13 de novembro, às 15h00, a conferência "O NOVO SIMPLEX URBANÍSTICO – COMO EVOLUÍMOS E QUAIS OS DESAFIOS?" na expectativa de poder debater as alterações aprovadas.

O segundo dia termina com a conferência "NOVAS SOLUÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA HABITAÇÃO ACESSÍVEL". Uma oportunidade para perceber como o build to rent ganhou tração no Porto e já representa quase 400 casas. E, ainda, o impacto da nova linha de crédito de 1.300 milhões para habitação acessível a disponibilizar pelo Banco Europeu e Investimento (BEI) e da linha de garantia do Banco Português de Fomento.

Dia 14 de novembro (sexta-feira)

O terceiro e último dia da Semana da Reabilitação Urbana dá palco a um dos grandes temas da atualidade, a industrialização da construção. A conferência "CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA – ACELERAR A OFERTA DE HABITAÇÃO!" revela como a fábrica e a tecnologia estão a mudar a forma como construímos e como esta resposta faz parte da solução para a crise no acesso à habitação.

Às 11h45, o palco é da arquitetura com a conferência "OS JOVENS E A REINTERPRETAÇÃO DA ARQUITETURA". Conheça os vencedores do Prémio Jovens Arquitectos 2025 e não perca a oportunidade de assistir ao lançamento da edição de 2026 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Com início às 15h00, a conferência "TERRITÓRIO, ECONOMIA E INVESTIMENTO – O MOMENTO DO MERCADO E OS CAMINHOS DE FUTURO" traça uma visão macro da dinâmica económica do norte e apresenta os projetos âncora do Grande Porto, alavancas de novos territórios de oportunidade. Conheça a visão das autarquias, dos economistas e dos promotores sobre o mercado imobiliário do norte e a dinâmica dos próximos anos.

+500 m2 dedicados a exposição e networking

A Semana da Reabilitação Urbana é sinónimo de oportunidades. Uma iniciativa gratuita e aberta à cidade, a todos que a procuram para viver, trabalhar ou investir e que querem fazer parte da discussão pública sobre os grandes temas da atualidade. Mas é também uma oportunidade única para criar ligações estratégicas, explorar parcerias e fechar negócios. A Semana da Reabilitação Urbana apresenta no "Tanoaria", o maior pavilhão da Casa da Arquitectura, um grande espaço expositivo e de networking. São mais de 500m2 que acolhem as empresas parceiras da Semana da Reabilitação Urbana, empresas líderes nos seus segmentos.

Reveja o BEST OFF da edição de 2024

 

PUB
PUB