A cada nova edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) o júri renova-se, assegurando independência e imparcialidade nas suas decisões. O painel de jurados é composto por cinco personalidades, de reconhecido mérito e excelência, que se complementam nas suas diferentes áreas de atuação. Da arquitetura à engenharia, passando pela economia... integram o júri do PNRU o Presidente da AICCOPN e da CPCI, Manuel Reis Campos; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; o economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), João Carlos Carvalho das Neves; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas categorias a concurso: Residencial; Comercial & Serviços; Turístico; Impacto Social; Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor Intervenção inferior a 1000 m2. O júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
Destaque para a categoria "Mestres da Construção" com a curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Criada em 2023, a categoria "Mestres da Construção" pretende reconhecer profissionais que distinguem na execução de artes e ofícios da construção, as quais contribuem decisivamente para a qualificação dos projetos, constituindo um dos seus principais elementos distintivos.
Inscrições abertas... Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra 14 anos
A celebrar a sua XIV edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é hoje uma marca de referência, não só para os profissionais do setor, mas para a sociedade civil que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação. No Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebramos a história, o legado, mas também o presente e o futuro do nosso património e das nossas cidades.
Quem pode participar?
Uma oportunidade para municípios, promotores e investidores imobiliários, construtores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais do setor da construção e do imobiliário partilharem o seu trabalho, a sua experiência, bons exemplos de reabilitação urbana que contribuem para a regeneração e revitalização das nossas cidades.
Quais as obras elegíveis?
Podem participar todas as intervenções de reabilitação urbana, realizadas em território nacional, concluídas entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025, desde que não tenham sido candidatas em edições anteriores.
Como participar?
Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a sua INSCRIÇÃO, disponível ONLINE, até 12 de março de 2026. Na ficha de inscrição serão solicitados elementos descritivos e visuais (imagens da intervenção de reabilitação urbana antes e após a obra) da intervenção candidata.
Em premio.vidaimobiliaria.com pode consultar o regulamento, conhecer o júri, o calendário e aceder à FICHA DE INSCRIÇÃO.