Semana RU

Conheça o Júri da 5.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos



                      Conheça o Júri da 5.ª edição do Prémio Jovens Arquitectos
Prémio Jovens Arquitectos 2026: inscrições abertas para a 5.ª edição até 5 de fevereiro de 2026.

Aos curadores do Prémio Jovens Arquitectos, Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão juntam-se os arquitetos Juliano Ribas, Simão Botelho e Sofia Paradela. Será este painel de jovens arquitetos que irá selecionar os projetos e eleger os três arquitetos finalistas da edição de 2026 do Prémio Jovens Arquitectos. Uma avaliação inter pares que fomenta a partilha de conhecimento e experiência, projetando uma nova geração de talento.

Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Juliano Ribas colaborou com os ateliers Ascoral Arquitectura e Correia/Ragazzi Arquitectos. Desde 2014 integra o atelier Nuno Valentim, onde é coautor de diversas obras, tendo integrado a equipa de projeto da "Reabilitação do Mercado do Bolhão". Paralelamente desenvolve prática própria. A obra "Casa em Luzim", em coautoria com Cíntia Guerreiro, foi finalista do Prémio Jovens Arquitectos 2025 e distinguida com menção honrosa no Prémio Manuel Graça Dias.

Simão Botelho é arquiteto e professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Mestre pela mesma instituição e doutorando em Estudos Urbanos no ISCTE-IUL, com bolsa da FCT, é fundador do atelier Simão Botelho Arquitetura (2017). O seu percurso tem sido reconhecido por diversos prémios nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio Jovens Arquitetos 2024, com o projeto do Pólo de Saúde de Carcavelos (coautoria com Duoma e Studio-J), também nomeado para os prémios Mies van der Rohe e BigMat 2025.

Sofia Paradela estudou Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e na Nuova Accademia di Belle Arti, em Milão. Posteriormente, frequentou o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e na Accademia di Architettura di Mendrisio. Trabalhou como arquiteta estagiária no atelier Aires Mateus e Associados, em Lisboa, e como arquiteta nos ateliers Capaul & Blumenthal, em Ilanz, e Peter Zumthor, em Haldenstein, na Suíça. Desde 2020, é docente na Accademia di Architettura di Mendrisio e desde 2024 integra, também, a equipa docente do curso de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa. Em 2019, cofundou o atelier de arquitetura Conde Paradela Arquitectos, em conjunto com Ricardo Conde.

Painel de jurados da edição de 2026 do Prémio Jovens Arquitectos. (Da esq. para a dta.) Sofia Paradela; Simão Botelho; e Juliano Ribas. 

Candidaturas ao Prémio Jovens Arquitectos encerram a 5 de fevereiro

Criado em 2022, o Prémio Jovens Arquitectos está aberto à participação de profissionais (inscritos na Ordem dos Arquitectos) com menos de 40 anos cujo trabalho impacta a vida das pessoas e dos espaços envolventes, evidenciando a arquitetura como elemento transformador da cidade e da sociedade. As inscrições estão abertas e terminam no próximo dia 5 de fevereiro.

Quem pode participar?

Podem participar no Prémio Jovens Arquitectos 2026, enquanto concorrentes, os profissionais com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitectos e com idade inferior a 40 anos, inclusive, a 31 de dezembro de 2025. A concurso devem apresentar um projeto, da sua autoria, construção nova ou reabilitação urbana, concluído entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025.

Como realizar a inscrição?

Para concorrer basta aceder ao site do Prémio Jovens Arquitectos e preencher o Formulário de Inscrição disponível, online. Esta é uma iniciativa que visa promover a arquitetura e os seus profissionais, apoiar uma nova geração de arquitetos e criar pontes entre os jovens talentos e a indústria. A participação no Prémio Jovens Arquitectos é, por isso, gratuita.

NOTA: O candidato – o(a) arquiteto(a) – pode apresentar até ao máximo de 3 (três) projetos de arquitetura. É admitida a participação em coautoria no Prémio Jovens Arquitectos (PJA) desde que os coautores tenham, todos, idade inferior a 40 (quarenta) anos, até ao dia de 31 de dezembro de 2025.

Vencedor do Prémio Jovens Arquitectos é anunciado dia 5 de março

O Prémio Jovens Arquitectos integra a programação da 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a realizar de 3 a 5 de março de 2026, na Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa. Durante três dias estará patente a exposição dos trabalhos Finalistas e no dia 5 de março será revelado o vencedor da edição de 2026 do Prémio Jovens Arquitectos. Faça parte desta iniciativa e ajude-nos a dar a conhecer o talento nacional!

Recorde a última edição: Os arquitetos e projetos finalistas de 2025

 

PUB
PUB