Semana RU

Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios?

Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios?
Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram

Segundo Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram, por cada euro investido em isolamento existe um retorno duas vezes superior em termos de segurança, conforto e poupança energética. «Fundamental também é conseguir selecionar as soluções mais adequadas para cada obra, tanto em termos de características como de preços».

Neste sentido, a sessão “A (RE)CONSTRUÇÃO EFICIENTE. ADAPTAR, MODIFICAR E MELHORAR O DESEMPENHO TÉRMICO E ACÚSTICO DOS EDIFÍCIOS”, coorganizada pelo Grupo Preceram, que decorreu a 07 de abril, parte da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, teve o propósito de apresentar soluções sustentáveis para evitar o desperdício energético.

A pobreza energética continua a ser uma realidade para muitas famílias, e a verdade é que «em Portugal gasta-se pouca energia, porque a maior parte das pessoas não tem forma de a pagar» defende Ávila e Sousa. Mitigar essa carência implica aplicar isolamento adequado, uma vez que isso pode determinar em grande parte a futura poupança energética, conforto, segurança, além de saúde e produtividade.

Neste sentido, o Diretor Técnico partilha que o Grupo Preceram possui produtos pensados para satisfazer todos estes requisitos, sendo a lã mineral Volcalis um dos produtos que merece destaque. Esta lã reúne em simultâneo características de isolamento térmico e acústico, e obedece também a requisitos de segurança como o comportamento perante fogo (onde possui a classificação mais elevada – A1).

O consumidor exige sustentabilidade

Sabendo que o setor imobiliário é responsável por cerca de 2/3 das emissões de carbono, é fundamental que as empresas de materiais utilizados na construção e/ou reabilitação também se enquadrem numa estratégia de descarbonização.

Neste âmbito, foi apresentada a nova fábrica de lã mineral (feita à base de areia), lã essa que através da sua capacidade de compressão permite diminuir o número de transportes em 10 vezes.

Na sessão foram também abordados outros materiais como a Argila Expandida (Argex) utilizadas em áreas de jardinagem e coberturas verdes, as placas de Gesso (Gyptec) para paredes divisórias e tetos, entre outros, tendo a sessão terminado com um conjunto de perguntas por parte da audiência, e com a oferta de amostras dos produtos mais relevantes a todos os participantes.

PUB
PUB