Lisboa

CML aprova orçamento da empresa municipal SRU



                      CML aprova orçamento da empresa municipal SRU
Lisboa.

Foi esta quarta-feira aprovado o orçamento da empresa municipal SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana para 2024, com uma despesa total de 111,8 milhões de euros, prevendo uma comparticipação pública de 7,5 milhões de euros.

Em reunião privada da Câmara de Lisboa, o plano de atividades e orçamento da empresa municipal, proposta pela liderança PSD/CDS-PP, foi viabilizada com o voto de qualidade do presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), após empate entre votos a favor e contra, de acordo com a Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

O plano de atividades e orçamento da Lisboa Ocidental SRU prevê um conjunto de intervenções na área de reabilitação urbana de Lisboa, nomeadamente habitação (46,1 milhões de euros), escolas e creches (30,7 milhões), centros de saúde e outros equipamentos (17,5 milhões) e espaço público (9,7 milhões).

Comparticipação pública de 7,5 milhões

Neste seguimento, a autarquia lisboeta irá celebrar um contrato-programa com a SRU, que tem como contrapartida «uma comparticipação pública de 7,5 milhões de euros». Em 2023, o contrato-programa celebrado foi no valor de sete milhões de euros. Em termos de despesa total em 2023, a SRU apontou 93 milhões de euros.

Para o próximo ano, prevê-se a conclusão de 16 empreitadas, designadamente Museu MUDE; Pavilhão Azul; Igreja e Praça da Boavista; Pavilhão Desportivo de Marvila; Variedades (Cénica); Unidade de Saúde de Sapadores Graça; Creche da Quinta dos Ourives; Creche Almada Negreiros; Creche André Gouveia; Escola Básica (EB) Infante D. Henrique; EB Eurico Gonçalves; EB Santo António; Largo de São Sebastião e Largo de São Sebastião - Rua Marquês da Fronteira; Saída Norte - Metro da Praça de Espanha e a Creche Rodrigues Miguéis.

É ainda previsto o lançamento de 19 concursos de projeto, nomeadamente quatro projetos do programa "Há Vida no meu Bairro", e o lançamento de 20 concursos de empreitada e/ou início de empreitadas, que incluem duas intervenções de habitação a renda acessível (lotes OR04 Carlos Pinhão - 105 fogos) e Quinta do Ferro - Rua da Verónica (31 fogos).

PUB
PUB