Em causa estão dois núcleos de edifícios pertencentes à Universidade do Porto, e cedidos à FEP, para servir os estudantes e a comunidade universitária. A reabilitação do Casario Agrícola da Quinta de Lamas é da autoria da arquiteta Adriana Floret (vencedora do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2015) e uma obra da construtora Befebal.
Créditos Foto: Ivo Tavares
797 Fernandes Thomaz | Porto
Junto ao Mercado do Bolhão, no Porto, encontramos mais um projeto da arquiteta Adriana Floret, o 797 Fernandes Thomaz. Um edifício habitacional, localizado numa das artérias mais emblemáticas da cidade, a Rua Fernandes Tomás. Esta é uma promoção da Imolote Investimentos Imobiliários, com obra da construtora Invenio Engenharia.
Cascais é a cidade anfitriã do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025
A celebrar a sua XIII edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é recebido em Cascais, no dia 15 de maio, para a cerimónia de entrega dos galardões. Uma noite de celebração em que serão anunciados os vencedores deste prémio em dez categorias distintas:
- Impacto Social
- Turístico
- Comercial & Serviços
- Residencial
- Cidade do Porto
- Cidade de Lisboa
- Melhor intervenção inferior a 1000 m2
- Restauro
- Sustentabilidade
- Reabilitação Estrutural
A concurso estão mais de 80 candidatos, são obras de reabilitação e regeneração urbanas, de norte a sul do país, incluindo ilhas, que contribuem para cidades com mais habitação, comércio, serviços e turismo.
Destacar o Prémio "Mestres da Construção", inscrito no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Este prémio é atribuído a um profissional, com mais de 10 anos de experiência, que se distingue no âmbito da sua arte e do seu ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais, que preservam uma arte ou ofício.
Acompanhe todas as novidades em RE Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com.