Decorre hoje o terceiro e último dia da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, patente no Lx Factory, em Alcântara. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vai abrir os trabalhos da tarde, intervindo pelas 15h.
O dia arranca dedicado às “Casas do futuro, hoje! Inteligentes, sustentáveis e conectadas”, uma conferência organizada pela NOS, pela Schneider Electric e pela VI, que vai refletir sobre o impacto que estão a ter as tendências tecnológicas e digitais sobre a forma como se projeta, constrói e habita. O uso de smart appliances ou de equipamentos de domótica veio para ficar e tem como principal objetivo usar a tecnologia em prol de mais sustentabilidade. Importa perceber quais as tecnologias mais procuradas.
“Os novos arquitetos e a inovação de mãos dadas” é a segunda sessão da manhã, organizada pela Ordem dos Arquitectos, pela Reynaers Aluminium, Tecofix e Vida Imobiliária. Há uma nova geração de arquitetos em Portugal, jovens talentos que estão a redefinir a qualidade da arquitetura e do ambiente construído. Como podemos ter um futuro mais sustentável na prática da arquitetura? De que forma a inovação em produtos e serviços para a arquitetura e reabilitação estão a apoiar esta mudança? No final desta sessão, serão ainda apresentados os finalistas da III edição do Prémio Jovens Arquitectos.
Depois de almoço, e logo depois da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acontece a sessão “Balanço da aplicação do programa Mais Habitação – AL & Arrendamento”, que vai refletir sobre o programa aprovado pelo anterior governo, com algumas medidas a revogar pelo atual executivo, que já apresentou o seu programa oficial. Será discutida a melhor forma de criar um verdadeiro mercado de arrendamento, e as consequências do posicionamento e competitividade do destino turístico de Lisboa.
Na sala principal, o dia encerra com um primeiro balanço sobre o Simplex Urbanístico, uma sessão organizada pela APPII, Morais Leitão, Reify. e VI. Serão discutidos as vantagens e riscos desta “via verde” para a habitação, e a forma como municípios, banca, promotores, construtores e arquitetos encaram o novo diploma.
Decorrem ainda 4 sessões paralelas ao longo do dia. A primeira delas pelas 11h, dedicada ao tema “Soluções e desafios para condomínios mais sustentáveis”, seguida pelas “Últimas tendências do mercado de habitação”.
Pela tarde, a partir das 15h30, as atenções centram-se nas “Tendências do setor da construção e contributo da Saint-Gobain”. A sessão “Solução Prosumer – como gerir por completo a energia da sua casa” encerra os trabalhos da tarde, a partir das 17h.
Acompanhe a agenda completa da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa no site do evento.