No âmbito IFRRU 2020, Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, o BPI é o banco que regista melhor taxa de execução (93% em julho), com uma quota de montante contratado de 39%. Com um valor de financiamento total de 367 milhões de euros, o BPI apoiou 116 projetos, que permitiram alavancar um investimento total de 481 milhões de euros.
Assim sendo, está prevista a criação de cerca de 2.100 postos de trabalho e uma melhoria do consumo de energia primária em cerca de 75%. Em 2017, o BPI foi um dos Bancos escolhidos para colocar o IFRRU 2020, cujas dotações proveem do Portugal 2020, do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. Decorridos quatro anos após o lançamento, a linha BPI IFRRU 2020 já esgotou a dotação para novos financiamentos (393 milhões de euros).
A linha BPI/IFRRU 2020 financiou projetos como o espaço cultural e turístico “World of Wine” (WOW), em Vila Nova de Gaia; a sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa; a residência de estudantes “Caravel Devotion”, na Covilhã; e a unidade hoteleira “S. Bento Residences - Family & Business Lofts”, no Porto.
Para o segmento de Imobiliário e Reabilitação Urbana, o BPI disponibiliza equipas comerciais disponíveis em todo o território nacional, e equipas de acompanhamento especializado para a análise dos projetos e estruturação dos financiamentos.