Habitação Acessível

Beiras e Serra da Estrela vão reforçar oferta de habitação acessível

Beiras e Serra da Estrela vão reforçar oferta de habitação acessível
Fotografia de Ruben Hanssen, Unsplash.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela assinou, na passada quinta-feira, um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que visa garantir a reabilitação ou construção de raiz de 700 imóveis a preço acessível nos concelhos que fazem parte da CIMBSE, informou o presidente da comunidade intermunicipal, Luís Tadeu, citado pelo Idealista/news.

Este protocolo implica um investimento de 82 milhões de euros. Para o presidente da CIMBSE, a região precisa «de ter espaços de habitação que desafiem nacionais ou estrangeiros», de forma a que estes sejam induzidos a trabalhar naquele território, contribuindo simultaneamente para a reabilitação dos centros das cidades e vilas.

O autarca refere ainda que, face a um parque habitacional degradado e com reduzida oferta no mercado de arrendamento, os concelhos acabam por sentir a perda de jovens que se deslocam para outros concelhos por não encontrarem «possibilidades de habitação» nos municípios que fazem parte da CIMBSE, cita o mesmo meio.

O acordo foi anunciado numa cerimónia, no edifício da antiga Moagem do Fundão, e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

PUB
PUB