António Lamas é o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), substituindo Inês Ucha, que saiu de funções no final de novembro.
O novo presidente foi aprovado através de votação secreta numa reunião privada da Câmara Municipal de Lisboa na última quinta-feira, com 7 votos a favor, 5 abstenções e 5 contra, avança uma fonte da autarquia à Lusa.
António Lamas é formado em Engenharia Civil pelo IST, onde é professor jubilado. Foi também membro externo do Conselho Geral da Universidade de Évora, presidente do Conselho de Administração e do Conselho Diretivo da Fundação Centro Cultural de Belém e presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra – Monte da Lua, SA, entre outros. Atualmente, é vice-presidente da Assembleia Geral da Academia Portuguesa de Engenharia, presidente do júri do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, membro do Conselho Consultivo do “Festival Terras Sem Sombra” e membro fundador da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.
Na mesma ocasião, Gonçalo Costa foi aprovado como vogal do conselho de administração da SRU, com 7 votos a favor, 6 abstenções e 4 contra. Filipa Roseta é a nova administradora não executiva.
Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considera este um novo conselho de administração «de excelência. Vamos ter aqui uma equipa de excelência a comandar uma empresa que é muito importante para a cidade».
O edil considera que António Lamas tem «uma visão para a cidade mais humana, mais próxima das pessoas e com credibilidade técnica porque a SRU é uma empresa de obras e, portanto, era importante ter aqui pessoas com grande credibilidade técnica».
Segundo o autarca, o objetivo da SRU é «continuar projetos que estão em curso, mas conseguir ir para um novo nível, um nível que está muito mais focalizado na reabilitação, por exemplo, do que na construção nova».