O antigo seminário diocesano de Vila Real vai transformar-se num hotel de quatro estrelas. A empreitada, que deverá arrancar em 2026, representa um investimento de sete milhões de euros e prevê a criação de 40 postos de trabalho diretos, revelou o Grupo Água Hotels, citado pelo Porto Canal.
Localizado no centro da cidade, o edifício será alvo de uma requalificação profunda, mantendo, contudo, na ala sul, o funcionamento do seminário e de outros serviços da Diocese. O grupo hoteleiro estima que, num prazo de cerca de um ano e meio após o início das obras, a nova unidade esteja pronta a receber hóspedes.
Com 80 quartos, restaurante, wine bar, SPA e várias salas de reunião, o projeto pretende abrir as portas do antigo seminário à comunidade, integrando-se na dinâmica urbana de Vila Real. O hotel será “desenvolvido de forma a preservar o valor histórico do imóvel e a devolvê-lo à cidade com novos usos, acrescentando vitalidade cultural e dinamismo económico”. Importa referir que o acordo de cedência do espaço entre a empresa e a Diocese foi assinado em 2023, não tendo sido revelados os valores envolvidos no contrato.
Inaugurado em 1930, o seminário de Vila Real chegou a acolher mais de 300 alunos nos anos 60, mas o número de seminaristas foi diminuindo nas décadas seguintes até se tornar residual. Fundado em 2008, o Água Hotels é um grupo hoteleiro 100% nacional, com sede no concelho de Lagoa, no Algarve, cuja atividade se centra gestão e exploração de unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos, detendo atualmente seis hotéis.