O antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço da Bola, em Lisboa, vai ser transformado em habitação. O Estado, através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, vai investir cerca de 65 milhões de euros nas obras do projeto, que devem arrancar ainda este ano, avança o Negócios, citado pelo Idealista/news.
O imóvel, que foi vendido no final do ano passado pela Estamo à Fundiestamo, está devoluto desde 2015. Um dos objetivos do Estado, no imóvel avaliado em 15,1 milhões de euros, é de aumentar a oferta de habitação, principalmente a custos acessíveis.
O antigo quartel dispõe de mais de 22.000 metros quadrados, estando prevista a construção de fogos, que na grande parte serão apartamentos. Além disso, está também prevista a construção de um centro de dia, escritórios, uma área de comércio e lugares de estacionamento.
O concurso público internacional para adjudicar a conceção do projeto e as obras de reconstrução do edifício, com um valor-base de 42 milhões de euros, foi lançado em dezembro de 2022, de acordo com o Negócios, que cita uma fonte oficial da Fundiestamo.
O prazo de apresentação de propostas, para o concurso em questão, termina no início de abril, sendo a execução do contrato de dois anos e cinco meses.