Residências de estudantes

Antigo palacete em Portalegre renasce como residência de estudantes



                      Antigo palacete em Portalegre renasce como residência de estudantes
Fotografia cedida pela cari construtores.

O antigo Palacete Visconde de Cidrães, em Portalegre, vai ser transformado numa residência universitária com 79 camas, distribuídas por cerca de 50 quartos. O projeto inclui ainda espaços de estudo, salas de cowork, bibliotecas, áreas de convívio e um auditório.

A empreitada de construção e reabilitação ficará a cargo da Cari Construtores, num investimento de 4,2 milhões de euros, com conclusão prevista para 2026. Integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, para o Instituto Politécnico de Portalegre, este projeto utiliza a tecnologia BIM, o que irá promover uma maior precisão e reduzir desperdícios ao longo da obra.

A reabilitação da nova residência universitária do Instituto Politécnico de Portalegre é um projeto do Atelier Paulo da Gama & Arquitectos Associados, que desenvolveu os projetos de arquitetura e engenharia. A empreitada destaca-se pela integração de instalações sanitárias totalmente pré-fabricadas em ambiente industrial, permitindo a sua produção em fábrica, totalmente equipadas e prontas a instalar em obra.

A eficiência energética do projeto será assegurada através de um conjunto de soluções sustentáveis, nomeadamente a instalação de painéis solares para produção de energia renovável, o recurso a sistemas de isolamento térmico que reduzem perdas de calor e a adoção de métodos de construção industrializada.

De acordo com Eduardo Leite, Diretor de Geral da cari construtores, “é com grande responsabilidade e entusiasmo que a cari assume a reabilitação e ampliação do Palacete Visconde de Cidrães, em Portalegre. Este projeto representa um equilíbrio entre tradição e modernidade, onde soluções industrializadas, como as instalações sanitárias pré-fabricadas, e a tecnologia BIM asseguram eficiência, sustentabilidade e qualidade. Mais do que uma obra, esta é também uma contribuição para a regeneração urbana e o reforço da atratividade do ensino superior em Portalegre”.

De acordo com as palavras do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, “a possibilidade de construir uma residência de estudantes no centro da cidade, utilizando um edifício devoluto, constitui sem sombra de dúvidas um contributo significativo para a sua requalificação, do centro histórico e para a revitalização desta zona crucial da cidade. O projeto, respeitando a traça do edifício a requalificar, apresenta traços de modernidade num novo corpo que permite aliar sustentabilidade e conforto, passado e futuro, numa proposta arquitetónica de grande qualidade!”.   

PUB
PUB