PNRU

Antigo Orfeão de Viseu é candidato ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana



                      Antigo Orfeão de Viseu é candidato ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Viseu Novo apresenta antigo Orfeão de Viseu ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

No número 149 da Rua Direita, em Viseu, ergue-se o antigo Orfeão de Viseu. Um edifício que se destaca pela sua fachada, revestida a azulejo cor de vinho, pelas cantarias em granito, mas também, no interior, pelos painéis de azulejo com motivos florais, as guardas em ferro forjado e a claraboia da caixa de escadas.

A reabilitação deste edifício integra a estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, levada a cabo pela Câmara Municipal e pela Viseu Novo – Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu, e que confiaram o projeto ao arquiteto Carlos Gaspar e a obra à Floponor. A intervenção foi concluída em setembro de 2023.

A reabilitação do antigo Orfeão de Viseu é candidato ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias melhor intervenção com "Impacto Social", melhor intervenção de "Restauro" e melhor intervenção com "Área Inferior a 1000m2". 

Inscrições no PNRU até 16 de fevereiro

Podem participar na edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a inscriçãoonline, até 16 de fevereiro. 

Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas categorias: ResidencialComercial & ServiçosTurísticoImpacto Social, Cidade de LisboaCidade do PortoSustentabilidadeReabilitação EstruturalRestauro e Melhor Intervenção inferior a 1000 m2.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Não perca a oportunidade de participar e de fazer parte de uma das mais importantes iniciativas do setor da construção e do imobiliário. Todas as informações disponíveis online em premio.vidaimobiliaria.com

 

PUB
PUB