O antigo estabelecimento prisional de Santarém vai ganhar uma nova vida. Será reabilitado e transformado numa nova residência de estudantes, integrando o RESA – Residências ESTAMO de Santarém.
Segundo O Mirante, o projeto conta com financiamento garantido do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 6,7 milhões de euros. A residência deverá ficar concluída no verão de 2025.
Datado da segunda metade do século XIX e recentemente adquirido pela ESTAMO, este edifício foi desativado em 2006 e dado como devoluto em 2009. Tem 7.000 metros quadrados, e terá capacidade para cerca de 200 estudantes.
O projeto de arquitetura é assinado pela TUU – Building Design Management, que descreve «um projeto muito desafiante», que pauta pela manutenção da «identidade única» deste edifício.
Hugo Tocha de Carvalho, fundador da TUU e diretor do departamento de Arquitetura, afirma em comunicado que «podermos estar envolvidos num projeto de reabilitação e reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém, não só nos desafia como profissionais, mas também como equipa. Temos o compromisso de nos envolvermos neste trabalho com toda a dedicação por forma a conseguirmos criar uma atmosfera positiva num edifício que albergou tantas histórias de vida difíceis e onde se sente uma carga bastante negativa. Este é talvez o maior desafio de todos».