No Barreiro, um antigo dormitório da CP, localizado próximo à estação ferroviária "Barreiro A", vai reabrir brevemente como um hostel, no âmbito de uma aposta no turismo no concelho. De acordo com Rui Braga, que tutela a Gestão Territorial e o Desenvolvimento Económico, o edifício está a ser reabilitado para acolher 10 quartos e um espaço dedicado à restauração. A abertura está prevista para este mês, avançou Rui Braga.
O projeto resultou de uma subconcessão assinada entre a Câmara Municipal e a área de património da Infraestruturas de Portugal, que foi submetido a concurso público. O vencedor do concurso foi Alexandre Pires, atual proprietário do dormitório e de outros estabelecimentos de restauração no Barreiro.
Também para a zona do Barreiro Velho estão projetadas intervenções de fundo, que visam recuperar este núcleo histórico da cidade, contribuindo para a revitalização social, económica e urbanística da zona. O concurso público foi lançado em julho, com o vice-presidente da autarquia, Rui Braga, a qualificar o projecto como «uma obra há muito ansiada», cuja conclusão é esperada para este ano.
Barreiro vai ter novo hotel com 140 quartos
O vice-presidente da autarquia adiantou também que, no primeiro trimestre deste ano, vai ser lançado um concurso público para a construção de um hotel com 7.000 metros quadrados, com aproximadamente 140 quartos, num terreno propriedade da autarquia, localizado na área da Quinta das Canas, com o objetivo de ter um operador privado da actividade turística a desenvolver trabalho no Barreiro.