Cidades

Amadora já investiu 6,5 milhões na revitalização do edificado privado



                      Amadora já investiu 6,5 milhões na revitalização do edificado privado
Fotografia de Freepik.

Desde a criação do primeiro programa Reabilita, em 2013, até agora, a Câmara Municipal da Amadora já apoiou 1.554 candidaturas, num investimento municipal de cerca de 6,5 milhões de euros.

Fazendo um balanço relativo ao primeiro semestre deste ano, a autarquia já aprovou 248 candidaturas aos programas municipais de reabilitação urbana: Reabilita+, Reabilita Plus, Reabilita Eco e Reabilita Vertical. Todos os anos o número de candidaturas supera o valor do ano anterior, revela a autarquia. Em 2023, foram apoiados 375 edifícios na reabilitação e conservação dos espaços comuns.

A autarquia mantém-se assim focada na sua estratégia de reabilitação urbana, «promovendo o desenvolvimento social e económico do concelho, a sua sustentabilidade ambiental e competitividade territorial», lê-se em comunicado.

Há cerca de três meses, a autarquia criou outro programa municipal que apoia proprietários na reabilitação de habitações destinadas a residência permanente através do arrendamento.

A aposta nos programas Reabilita pretende «promover a reabilitação de espaços comuns dos edifícios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações, apostando na conservação, na eficiência energética, nas acessibilidades e eliminação de barreiras arquitetónicas», em comunicado.

PUB
PUB