A Câmara Municipal da Amadora aprovou a adjudicação da empreitada de reabilitação energética do Bairro do Casal da Mira, com um investimento global de 8,7 milhões de euros (a que acresce o valor do IVA).
A intervenção prevê a reabilitação e melhoria energética de 39 edifícios, abrangendo um total de 760 fogos de habitação pública. Os principais objetivos desta reabilitação são a redução da pobreza energética e a melhoria das condições de habitabilidade, com especial enfoque na segurança, saúde e bem-estar dos residentes.
Para viabilizar este projeto, o município submeteu uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Aviso N.º 01/CO2‐i01/2021, que visa apoiar o acesso à habitação.
Situado na Freguesia da Encosta do Sol, o Bairro do Casal da Mira foi construído para realojar famílias provenientes de bairros inscritos no Programa Especial de Realojamento (PER). O processo de realojamento teve início em 2003, com 3.000 residentes. Além de oferecer habitação, o bairro integra um conjunto diversificado de equipamentos sócio-educacionais, culturais e desportivos, assim como áreas dedicadas ao comércio e serviços.
Aprovada construção de 48 fogos para arrendamento apoiado
Paralelamente, foi também aprovada a construção de 48 fogos de tipologia T1, num valor global de 6,6 milhões de euros (a que acresce o valor do IVA), destinados ao arrendamento apoiado, «com edificação ecológica e sustentável».
A autarquia tem encarado a habitação como uma prioridade, e a construção de habitação pública municipal para arrendamento apoiado visa responder às várias carências existentes no concelho, contribuindo para o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos seus habitantes.