Prémios

266 Liberdade vence prémio na vertente da reabilitação urbana



                      266 Liberdade vence prémio na vertente da reabilitação urbana

O conhecido «Edifício do Diário de Notícias» foi distinguido pelo Júri do prémio Nuno Teotónio Pereira na vertente Reabilitação Urbana. O 266 Liberdade, localizado em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, é um edifício residencial promovido pela Avenue.

O edifício foi Prémio Valmor em 1940 e volta a ser premiado, em 2023, pela sua reabilitação exímia. O 266 Liberdade realça o traçado arquitetónico do edifício do Diário de Notícias, restaurando as fachadas e os elementos característicos do projeto original e renovando os interiores, com vista a conjugar conforto e elegância, história e contemporaneidade.

No interior, foram restaurados os frescos de Almada Negreiros, a porta giratória na entrada principal, a caixa de elevador, os revestimentos em pedra-mármore que cobrem algumas paredes das salas e áreas de circulação.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira visa atribuir distinções de prestígio em duas vertentes: a de Reabilitação Urbana e a de Trabalhos de Produção Científica.

«O 266 Liberdade foi assim distinguido na vertente de Reabilitação Urbana que tem como principais objetivos valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores ao nível da reabilitação urbana e assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas», lê-se em comunicado.

Aniceto Viegas, CEO da Avenue, frisa que «é um grande orgulho receber este prémio. Foi um desafio e uma enorme responsabilidade promover este projeto emblemático, com um grande respeito pelo trabalho do Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, e contribuir para a preservação do nosso património. Foi um projeto que contou com a ajuda preciosa de uma grande equipa que dedicou toda a sua energia a cada detalhe».

PUB
PUB