Gessos

Tradicional e contemporâneo - a versatilidade das soluções Sival



                      Tradicional e contemporâneo - a versatilidade das soluções Sival
Iva Viana – Atelier de Escultura

Sponsored Content: Sival

  1. Os dados que temos dizem-nos que os produtos Sival têm uma elevadíssima procura no mercado. A que se deve este fenómeno? Porquê continuar a usar gesso?

O gesso é um ligante mineral que se destaca pela baixa energia incorporada e capacidade infinita de reciclagem. Os desafios atuais da agenda da ONU para as alterações climáticas e as ambiciosas metas impostas pela Comissão Europeia para o seu cumprimento, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu (“Green Deal”), reforçam a importância da sustentabilidade aplicada aos produtos da construção, um dos setores de maior consumo de energia e recursos naturais a nível global.

A Sival Gessos Especiais, Lda., é uma empresa com mais de 75 anos de experiência. A contínua aposta na investigação e desenvolvimento, aliada à fiabilidade e qualidade comprovada dos seus produtos, elevaram-na a um lugar de destaque no mercado nacional, sendo hoje o único fabricante nacional de produtos com base em gesso, possuindo uma vasta gama de soluções para a construção.

  1. Quais as vantagens deste material?

Entre as suas principais propriedades destacam-se a incombustibilidade, elevada resistência ao fogo (classe A1), funcionando como um retardador da propagação das chamas, baixa condutibilidade térmica, boa atenuação da reverberação das ondas sonoras e elevada permeabilidade ao vapor de água (fator de resistência à difusão, μ < 15).

Todas estas propriedades são intrínsecas ao próprio material, contribuindo naturalmente para o conforto térmico e acústico dos edifícios e para a higiene e segurança dos seus utilizadores.

  1. Qual a relação entre o gesso e a arquitetura Portuguesa? Justifica-se a sua utilização em edifícios antigos?

O gesso foi amplamente usado em Portugal a partir do século XVIII, tanto em revestimentos de paredes estucados, como em elementos decorativos. É, por isso, um material tradicional, compatível com os suportes dos edifícios antigos e com os revestimentos originais aí aplicados, o que permite a sua utilização em obras de reabilitação e restauro, sem necessidade de remoção dos materiais pré-existentes. A manutenção dos materiais originais justifica-se sempre que estes se apresentem suficientemente sãos, contribuindo para a redução significativa da quantidade de resíduos resultantes da demolição dos espaços interiores, opção muito adotada devido a desconhecimento das soluções atualmente existentes. Contribui, ainda, para a conservação da autenticidade dos edifícios, aspeto determinante na valorização do património arquitetónico de um país.

  1. Quais os produtos Sival mais adequados ao mercado da reabilitação?

Na última década, o forte crescimento da reabilitação de edifícios antigos suscitou a necessidade de desenvolvimento de produtos que fossem simultaneamente fáceis de aplicar e compatíveis com as estruturas existentes.

Com vista a colmatar esta lacuna, em 2016 a Sival desenvolveu a massa de enchimento manual Sival Reabilita Anti-Fissuras, principalmente concebida para a execução de pequenas reparações, mas também adequada para o revestimento integral de paramentos interiores de edifícios. Esta massa pode ser aplicada sobre a generalidade dos suportes e constitui a primeira camada do sistema de revestimento estucado. Devido à incorporação de fibras na sua composição, apresenta uma elevada deformabilidade e resistência à fissuração, sendo especialmente indicada para utilização em edifícios antigos, localizados em zonas de maior instabilidade (tráfego intenso, vibrações, terrenos menos firmes), nomeadamente nos centros históricos das cidades.

SIVAL-REABILITA-ANTIFISSURAS_19kg.png.png

Mais recentemente (2019), devido à crescente demanda do mercado, a Sival desenvolveu o Sival Project Light Fibras, uma massa com características semelhantes às do Sival Reabilita Anti-Fissuras, mas de aplicação mecânica. Com este desenvolvimento, a Sival pretende facilitar a utilização destas massas em obras onde a dimensão o justifique, tanto em edifícios antigos, como em edifícios construídos de raiz.

Sival Project LIGHT FIBRAS [25Kg] sombra.png

Ambos os produtos são indicados para aplicação na transição de diferentes materiais (zonas de concentração de tensões), eliminando a necessidade de utilização de redes de fibra em muitos desses casos, e devem ser acabados com Sival Acabamento, uma massa de finalização, também com base em gesso, de cor branca, que confere um acabamento liso, perfeito e resistente.

5) E na arquitetura contemporânea? Ainda há lugar para o gesso?

Claro que sim! O gesso permite criar uma infinidade de formas, o que lhe confere uma versatilidade inigualável e um lugar imbatível na decoração de interiores. Por outro lado, transporta consigo características únicas, que se traduzem nas várias vantagens já mencionadas, podendo definir-se como um material tradicional totalmente apto para enfrentar os desafios da contemporaneidade!

Iva Viana – Atelier de Escultura
Iva Viana – Atelier de Escultura

Sival Gessos_sem fundo.png

PUB
PUB