Num projeto de reabilitação, é imprescindível ter dados de medição confiáveis fundamentais para poder modular a fachada com segurança e precisão. Se os cálculos e a determinação dos diferentes intervalos estiverem incorretos ou imprecisos, isso pode dificultar o processo de renovação do edifício.
Consciente deste desafio, a Sto, multinacional alemã especializada no desenvolvimento de sistemas e soluções para construção, acaba de lançar o seu novo serviço StoCapture, uma solução baseada na digitalização de fachadas através de um scanner de laser portátil. StoCapture é um dispositivo tridimensional que aplica a tecnologia LiDAR e é composto por dois sensores perpendiculares capazes de fazer 600.000 capturas por segundo em 360º.
O objetivo desta ferramenta é evitar riscos de imprecisão na transferência de dados de medição para o software usado para elaborar um plano num projeto de reabilitação.
A leitura, viável em qualquer contexto climatológico (não extremo) e tanto de dia como de noite, é realizada por uma pessoa in situ que caminha pelo perímetro do edifício. Como resultado final, é gerada uma nuvem de pontos tridimensional que traça o edifício com grande precisão, velocidade e com uma tolerância global de 1-2 cm, dependendo do tamanho do complexo. Consoante as necessidades do projeto, também é possível obter os alçados e pisos por piso em 2D e uma modelagem 3D em formato CAD.
«O processo de registo de dados na construção está a evoluir de dia para dia, sendo que os métodos tradicionais de medição estão agora a ser substituídos por outros sistemas mais funcionais, como a tecnologia laser tridimensional. Se compararmos com as técnicas convencionais, o laser tridimensional oferece-nos muito mais possibilidades, uma vez que proporciona qualidade e precisão métrica para poder desenvolver um projeto com medições e modulações precisas. A Sto está empenhada na pesquisa e melhoria constante dos seus produtos, processos e serviços para responder às exigências do mercado e oferecer soluções ótimas para os nossos clientes. Soluções como o StoCapture permitem-nos alcançar esse objetivo», afirma José Neves, Responsável Sto Ibérica em Portugal.
Como teste piloto, a equipa da Sto examinou a Universidad Laboral de Gijón (Astúrias), o maior e mais alto edifício de pedra em Espanha, composto por uma torre de 130 m de altura e uma área de 270.000 m2. O resultado da experiência foi a digitalização de todo o edifício num tempo aproximado de 2 horas, fazendo duas voltas completas tanto no exterior como no interior.
StoCapture enquadra-se no leque de Serviços Digitais da empresa, que inclui também o aconselhamento de técnicos especializados para o tratamento de dados digitalizados.