A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou que o Wiser Gateway e o Wiser Smart Plug estão entre os primeiros produtos no mundo a obter a certificação Matter, ampliando a sua oferta completa de soluções de gestão de energia doméstica.
O Matter é o novo protocolo de interoperabilidade unificada que conecta dispositivos e sistemas Smart Home compatíveis de diferentes marcas, garantindo que são seguros, fiáveis e fáceis de utilizar.
O Wiser Gateway, a interface central de comunicação para o abrangente ecossistema Wiser, e o Wiser Smart Plug, o pequeno mas essencial transmissor para a rede do sistema de gestão de energia doméstica (Home Energy Management System – HEMS), são os dois primeiros produtos da solução holística HEMS da Schneider Electric a integrar o padrão Matter. Melhora as credenciais da empresa enquanto líder no desenvolvimento de sistemas de gestão de energia doméstica que otimizam a utilização de energia e ajudam a reduzir os custos e as emissões domésticas de dióxido de carbono sem comprometer o conforto. Com a ameaça das alterações climáticas, é essencial garantir que a nossa utilização de energia doméstica é o mais eficiente possível, se quisermos atingir as metas de zero emissões.
Enquanto membro da administração da Connectivity Standards Alliance (CSA) e um dos fundadores do padrão Matter, a Schneider Electric é há muito pioneira na interoperabilidade de dispositivos, casas e edifícios. Ao integrar produtos compatíveis com o Matter com soluções de gestão de energia doméstica, como a geração e armazenamento de energia renovável, o carregamento de veículos elétricos e as principais cargas de energia doméstica, a empresa está a expandir o seu ecossistema HEMS para que todos possam ter casas do futuro eficientes e sustentáveis.
Ao ligar mais dispositivos, os proprietários de casas ficam mais conscientes da quantidade de energia que consomem e, por conseguinte, têm mais controlo sobre como e quando utilizá-la – uma capacidade que se tornou essencial face à atual crise energética. Segundo um recente estudo global da Schneider Electric, 54% dos consumidores acredita que a utilização de tecnologia inteligente para gerir a energia das suas casas pode ajudar a reduzir as contas de eletricidade.
O roteiro de implementação do Matter nas soluções da Schneider Electric irá ocorrer em várias fases:
- A última geração de Wiser Gateways garante compatibilidade com o Matter, mantendo ao mesmo tempo o seu atual padrão de conectividade nativo Zigbee. Os atuais e novos dispositivos Wiser baseados no Zigbee poderão funcionar dentro do ecossistema Matter através do Wiser Gateway após uma atualização de software, o que garante uma abordagem sustentável em que a base instalada de dispositivos não se torna obsoleta com a chegada do novo padrão.
- A gama mais alargada de produtos de Gestão de Energia Doméstica, incluindo fichas, interruptores e tomadas inteligentes, será adicionada à lista de produtos com certificação Matter. Isto coloca a Schneider Electric na vanguarda com o mais avançado ecossistema compatível com o padrão Matter.
- A aplicação Wiser obterá a certificação Matter, permitindo a integração de outros produtos compatíveis no sistema Wiser, para dar aos proprietários de casas controlo e visibilidade completos sobre onde a energia está a ser utilizada e como pode ser otimizada.
Para além disso, os produtos com certificação Matter vão proporcionar mais cibersegurança e interoperabilidade dos dispositivos para consumidores, fabricantes, designers de produtos e programadores.
«Enquanto especialista global em gestão e automação de energia, o nosso objetivo é capacitar todos para que tirem o máximo partido da nossa energia e recursos, ligando o progresso e a sustentabilidade. Face à ameaça global das alterações climáticas, aspiramos a tornar as nossas casas mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos,” comentou YiFu Qi, Executive Vice President, Home & Distribution Division da Schneider Electric. “Para isso, acreditamos que é essencial apostar em padrões abertos, tecnologia e interoperabilidade de produtos conectados. Sentimo-nos honrados e orgulhosos por estabelecer parcerias com empresas locais e globais para repensar o futuro da conectividade e da interoperabilidade», completou.