A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, apresentou as suas novas soluções para as casas do futuro no "Innovation Talk: Home of the Future 2022", dirigido a todos os seus parceiros do setor residencial.
«Aproximadamente 75% do parque habitacional atual é ineficiente, o que significa que grande parte da energia consumida é desperdiçada. Se queremos cumprir o objetivo de reduzir as emissões de carbono e chegar ao ‘net zero’, temos de ter um plano de renovação e superar as atuais ineficiências das casas», afirmou Patrícia Pimenta, VP Home and Distribution, Iberia da Schneider Electric.
Com isto em mente, a Schneider Electric está a apostar na convergência da eletrificação e da digitalização – aquilo a que chama de Eletricidade 4.0 – aplicada a novas soluções e capacidades para casas inteligentes e sustentáveis.
Entre as novidades mais marcantes do evento destaca-se a apresentação do EVlink Home Smart, o único carregador de veículos elétricos para residências unifamiliares que se integra no sistema de gestão destas. O EVlink Home Smart permite o carregamento seguro em casa, em apenas quatro horas e sem risco de falhas elétricas, e incorpora um sistema anti disparos domésticos que gere a carga de energia, adaptando-se continuamente à disponibilidade de potência, otimizando o consumo e evitando assim quebras de eletricidade em casa durante o carregamento. Conectando-o ao sistema Wiser completo, os proprietários podem controlar o carregamento através da aplicação Wiser by SE.
O ecossistema Wiser foi, precisamente, outro dos protagonistas desta Innovation Talk – e, em particular, o seu novo termostato conectado Wiser, através do qual as cargas de aquecimento de uma casa se podem controlar de forma inteligente. Quando combinado com as funcionalidades de automação e alarme oferecidas pelo sistema Wiser, oferece muitas possibilidades de poupança.
Outra das novidades em destaque no evento foi o PowerTag, sensor que proporciona funcionalidades estratégicas aos proprietários, uma vez que informa sobre a energia que está a ser produzida e consumida, identificando assim ineficiências.
Alguns dos principais parceiros e clientes da Schneider Electric, com quem projeta em conjunto as casas mais sustentáveis, deixaram alguns depoimentos ao longo do evento.
«Estamos muito contentes de ter podido participar no evento, e que a Schneider Electric conte connosco», comentou Montserrat Cercadillo, Diretora da Divisão Imobiliária da hi! Real Estate. «Criar casas confortáveis, seguras e que proporcionem bem-estar é uma prioridade para ambas as empresas, pelo que continuaremos juntos neste caminho para a sustentabilidade».
Foi ainda possível recolher o testemunho de Jorge Melià, eletricista da Electrocuebar, que acrescentou: «Na nossa empresa procuramos o ponto diferenciador, o que implica entrar no setor das casas inteligentes, e o programa Especialista Wiser abriu-nos todo um leque de possibilidades nesse sentido. É um programa muito inovador e anda de mãos dadas com a nossa abordagem, que é olhar para o futuro. Não queremos vender por vender, mas sim facilitar a vida das pessoas».