Saxun disponibiliza uma ampla e completa biblioteca BIM, com informação digitalizada e em constante evolução, que inclui a maioria dos produtos disponibilizados, incluindo as soluções mais procuradas, como toldos, caixas de estores, portas seccionais, portas de vidro automáticas, persianas, mosquiteiras, revestimentos de teto, alicantinas, maiorquinas, pérgulas, windscreens, cortinas de vidro, toldos, cortinas técnicas e estores. No site da marca já estão online mais de 200 arquivos BIM e os restantes 50 podem ser descarregados juntamente com a ficha técnica dos produtos.
Ainda a dar os primeiros passos no mercado ibérico, os BIM são softwares que permitem representar, virtualmente, todo o ciclo de construção de um edifício, com a integração das intervenções de todas as especialidades, desde a fase de projeto até à entrega ao cliente final. O sistema BIM gera uma construção virtual e tridimensional - equivalente a uma edificação real - com detalhes que vão desde a composição dos materiais de cada elemento, a portas, janelas, paredes, condutas, cablagens, até pormenores interiores.
Neste processo, os arquitetos, engenheiros, construtores, empreiteiros e outros intervenientes introduzem os seus projetos virtuais - cada um na sua especialidade - que depois são agrupados para permitir correções ou adaptações necessárias, eliminando sobreposições, incompatibilidades ou discrepâncias.
Uma das grandes vantagens do modelo BIM é assentar neste processo de colaboração, em que todos os agentes envolvidos trabalham no mesmo modelo, o que permite um controlo em tempo real de todas as fases do projeto construtivo - conceção, execução da obra, logística, custos, prazos - que minimizam os erros que levam à derrapagem dos custos de construção.
Desafios da sustentabilidade na indústria da construção
O BIM aumenta significativamente a sustentabilidade dos projetos construtivos - que são elaborados com sistemas e produtos reais com toda a informação necessária - o que gera um processo de criação rápido, facilita os cálculos essenciais para a elaboração de estruturas e instalações, bem como o cálculo energético do edifício. O nível de detalhe é elevado, e torna-se mesmo possível navegar no interior do projeto através da tecnologia de realidade virtual.
Joaquín Abellán, Diretor de BIM da Saxun, acrescenta que «para alcançar um patamar elevado de implementação do BIM - e para se chegar aos níveis já verificados nos EUA ou na maior parte da União Europeia – a indústria da construção precisa de se focar mais na sustentabilidade. Um dos principais fatores que a tecnologia BIM fornece é o cálculo do consumo energético do edifício, e nem Portugal nem Espanha estão suficientemente avançados nesta área, em parte, porque temos um clima ameno. Nos países do norte da Europa, onde o conforto das casas envolve um gasto significativo em sistemas de aquecimento, a poupança de energia na habitação assume um papel determinante, desde a fase de conceção do edifício, e o estudo energético é de importância vital. Com a metodologia BIM, a obtenção destes dados é básica»
As normas europeias sobre contratação de obras públicas - que já incentivam o recurso a meios tecnológicos para projetos construtivos - irão estimular a adoção do sistema BIM por parte dos prescritores de grandes projetos e, com o tempo, é expectável que a sua utilização seja generalizada também por parte dos pequenos promotores, tendo em conta os benefícios que o programa proporciona nos cálculos energéticos necessários para a obtenção de edifícios NZEB (nearly zero energy buildings), já exigidos pela atual regulamentação.