Depois do sucesso do plano “Grow & Impact (Crescimento & Impacto”), a Saint-Gobain apresenta um novo plano estratégico, denominado “Lead & Grow” (Liderar & Crescer).
“Com posições de liderança em todas as regiões e um modelo operacional assente nos países, totalmente adaptado aos respetivos mercados locais e a um mundo desglobalizado, o grupo reforça a sua trajetória de crescimento rentável”, refere a Saint-Gobain em comunicado.
São estabelecidas como metas o desempenho acima do mercado, sustentado num portfólio de soluções que alia rendimento e sustentabilidade na construção, permitindo ao grupo aumentar a sua presença nos segmentos não residencial e infraestruturas; foco no crescimento e na criação de valor, com 12.000 milhões de euros em investimento e aquisições entre 2026 e 2030; continuação da otimização do perfil do grupo, com rotação de ativos equivalente a mais de 20% das vendas até 2030; bem como uma trajetória financeira “ambiciosa” e com “objetivos reforçados”, nomeadamente um crescimento médio das vendas a meio dígito; margem EBITDA entre 15% e 18%; taxa de conversão de free cash flow acima de 50% e ROCE superior a 13%, além de uma remuneração atrativa dos acionistas com cerca de 8.000 milhões de euros previstos em dividendos e recompra de ações até 2030.
Benoit Bazin, Chairman e CEO, comenta em comunicado que “como líder mundial em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain está na melhor posição para responder aos grandes desafios do setor, graças ao seu conjunto completo de soluções inovadoras e sustentáveis. Nos últimos anos, o grupo demonstrou a força do seu novo perfil e a capacidade de execução através do plano ‘Crescimento & Impacto’. Com ‘Lead & Grow’ (Liderar & Crescer’), elevamos ainda mais a nossa trajetória de crescimento, rentabilidade e criação de valor para acionistas e clientes. No atual contexto geopolítico, a Saint-Gobain beneficia de um modelo operacional robusto, estabelecido país a país, baseado em cadeias de valor locais”.
O responsável completa ainda que “graças ao know-how e ao compromisso das nossas equipas, estou confiante de que superaremos o mercado em todas as geografias e aproveitaremos oportunidades importantes: na Ásia e nos países de forte crescimento, impulsionados pela demografia e urbanização, na América do Norte com necessidades estruturais elevadas, e na Europa com um potencial significativo de recuperação. Expandir-nos-emos também para novos mercados de crescimento: em infraestruturas, particularmente graças à nossa posição de liderança estabelecida em produtos químicos para a construção, e no setor não residencial, onde o grupo detém vantagens fundamentais. Estamos a construir o mundo de hoje e de amanhã com ambição e responsabilidade”.