As soluções da Saint-Gobain em lã mineral, gesso, argamassas industriais e vidro de alto desempenho contribuem para a obtenção de créditos LEED em diferentes categorias, com destaque para a eficiência energética, qualidade do ar interior, reaproveitamento de materiais, conforto térmico e acústico, entre outros.
O impacto ambiental positivo no caso do Isover é comprovado através dos isolamentos térmicos e acústicos com lã mineral que reduzem até 80% do consumo energético para climatização.
A marca Placo® apresenta soluções com tecnologia Activ’Air®, que eliminam até 70% dos Compostos Orgânicos Voláteis (COV) do ambiente interior. Acrescente-se ainda os gessos reaproveitáveis e sistemas de fachada leve que reduzem pontes térmicas, bem como as embalagens com plástico reciclado e serviço de reciclagem em desenvolvimento em Portugal.
No âmbito da oferta da marca Weber, o destaque vai para argamassas e ETICS (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior) com materiais reciclados e base biológica (como a cortiça 100% natural). De sublinhar também o serviço weberfloor pump truck que reduz as emissões de CO₂ através da bombagem de betonilhas que não utilizam embalagem, além das argamassas e cimentos-cola com matérias-primas recicladas e soluções acústicas como o weberfloor impact.
Destaque ainda para as soluções em vidro duplo Climalit Plus® da Saint-Gobain Glass, com elevado desempenho térmico e controlo solar, o vidro Oraé® que, composto por 70% de vidro reciclado (casco), apresenta uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base, sem esquecer soluções como o STADIP SILENCE® que garante elevada atenuação acústica e segurança. Para além disso, conta ainda com um programa ativo de ecoinovação e desenvolvimento de serviços de reciclagem.
“Na Saint-Gobain, acreditamos que o futuro da construção é sustentável, eficiente e centrado no bem-estar das pessoas. É por isso que investimos continuamente na ecoinovação e em soluções que não só respondem às exigências ambientais, como contribuem ativamente para certificações como o LEED. Em Portugal, estamos a desenvolver novos serviços de apoio à gestão de resíduos e a promover produtos que ajudam arquitetos, engenheiros e construtores a projetar edifícios mais responsáveis, pois queremos ser parceiros de uma construção com o menor impacto ambiental possível”, explica Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain Portugal.
eBook mostra impacto das soluções Saint-Gobain na Certificação LEED
A Saint-Gobain Portugal lançou um novo eBook dedicado à certificação LEED, que reúne o contributo das suas soluções para a obtenção desta importante certificação ambiental. O documento apresenta, categoria a categoria, os créditos LEED que podem ser atingidos, incluindo exemplos práticos, evidências técnicas e documentação de apoio. Assume-se como uma ferramenta útil para arquitetos, engenheiros e equipas de projeto que pretendem alinhar os seus edifícios com os mais elevados padrões de sustentabilidade.