Os preços relativos aos serviços básicos continuam a aumentar e as pessoas são obrigadas a enfrentar custos cada vez maiores. Embora não haja nada mais aconselhável do que o consumo inteligente (desligar as luzes ao sair do espaço de banho ou desligar a torneira enquanto se ensaboa), há também algumas pequenas alterações que podem ser feitas na nossa casa de banho e que levarão a uma considerável poupança de energia e de recursos, permitindo manter ou até mesmo melhorar a funcionalidade. O resultado é uma fatura de água, luz e gás mais baixa no final do mês, o que significa um descanso para o planeta e para o seu bolso.
Perlatores
Os perlatores são uma forma simples de minimizar as despesas, uma vez que são muito fáceis de instalar e podem ser adquiridos a preços baixos na maioria das lojas de materiais de construção. São colocados na torneira e separam o caudal de água em vários pequenos caudais misturados com ar. Através deste pequeno investimento, poderá reduzir significativamente o consumo de água no seu espaço de banho, sem comprometer a funcionalidade.
Torneiras termostáticas para chuveiro
As torneiras termostáticas permitem-lhe escolher com precisão a temperatura desejada, evitando choques térmicos ao rodar o manípulo para encontrar o equilíbrio ideal entre água quente e fria. Embora seja possível habituar-se a esta sensação sempre que toma banho, deve ter em consideração que é um desperdício desnecessário de água, energia e recursos para o planeta. Optar por uma torneira termostática é uma escolha acertada, já que verá os efeitos positivos da poupança de energia desde o primeiro dia: economiza e desfruta de um agradável duche.
Torneiras cold start
Outra forma de economizar é instalar uma torneira Cold Start. Ao abrir a maioria das torneiras, o normal é obter um caudal, que ativa o sistema de aquecimento de água, mesmo para uma breve utilização. No caso da torneira Cold Start, a abertura frontal é reservada apenas para a água fria. Esta pequena mudança no design da torneira pode significar uma grande poupança de energia ao longo de um ano. Como em todas as grandes inovações, a tecnologia Cold Start é tão simples quanto eficaz.
Sanitas dois em um
As sanitas dois em um economizam água usando-a mais de uma vez. Este modelo revolucionário recupera água do lavatório (usada, por exemplo, para lavar as mãos ou enxaguar a escova de dentes), filtra-a e usa-a na descarga da sanita. Não só é uma opção amiga do ambiente que permitirá reduzir o consumo de água, como também liberta espaço onde podem caber móveis, objetos decorativos ou outros elementos. É um investimento com o qual consegue poupar a longo prazo e evitar o desperdício de água e contribuir para uma gestão racional deste recurso.