Foi oficialmente lançado esta quinta-feira na Tektónica o Skinium, um sistema inovador para fachadas exteriores que quer marcar a diferença na nova construção, habitacional mas não só.
Desenvolvido em colaboração por quatro marcas de referência no setor da construção — Perfisa, Gyptec/Volcalis (Grupo Preceram), Amorim Cork Solutions e Mapei Portugal, o Skinium é um sistema multicamada baseado em Light Steel Framing (LSF), inspirado na estrutura da pele humana, e que se serve de quatro traços que definem a sua personalidade: a rapidez de execução, a eficiência de isolamento, a capacidade de resistência e a sustentabilidade.
Todos os materiais utilizados no Skinium são produzidos em Portugal, o que reforça o compromisso das marcas com práticas sustentáveis e com a promoção da indústria nacional. É compatível com métodos de construção modernos, como a pré-fabricação e a construção modular, reduz drasticamente os tempos de execução de obra e otimiza recursos. Segundo os responsáveis, pode substituir a parede tradicional de tijolo, por exemplo. Uma construção tradicional de uma moradia de 200 metros quadrados que duraria mais de um ano pode ser entregue e pronta a habitar em 4 a 5 meses.
Entre as principais vantagens estão a utilização de recursos duráveis e renováveis, como o aço do LSF, que é 100% reciclável e moldado sem altas temperaturas, ou a cortiça, que têm também grande versatilidade de usos. Por outro lado, é de destacar o bom isolamento térmico e acústico, graças à lã mineral, também segura contra o fogo.
O Skinium pode ser adaptado a cada caso, com mais ou menos revestimento, mais ou menos isolamento. Uma das principais preocupações neste novo sistema é a sua durabilidade e possibilidade de reciclagem dos vários materiais no fim do tempo de vida dos edifícios.