Madeira

Kebony Clear usada em habitação assinada por Gonçalo Bonniz



                      Kebony Clear usada em habitação assinada por Gonçalo Bonniz

De traço vanguardista e linhas muito depuradas, a habitação está em plena integração com a paisagem alentejana, a morfologia do terreno e a sua envolvente, um objetivo que foi conseguido pela utilização de materiais que se misturassem com as cores autóctones, numa combinação perfeita de betão e madeira Kebony Clear.

«Um dos grandes drivers era ter uma casa que dominasse a paisagem. Trata-se de um projeto fortemente inspirado no local, tendo como elementos orientadores a morfologia do terreno, a orientação solar e respetivas vistas, as árvores a preservar, que ajudaram a talhar a forma da casa e a tornaram mais integrada, e as cores naturais», começa por explicar o arquiteto Gonçalo Bonniz. Esta integração cromática «foi um fator preponderante para provocar a dissimulação da habitação na paisagem rural, marcada pela existência de ardósia multicolor, de cor cinzenta e castanha, tendo sido utilizado o betão com pigmento cinza e madeira Kebony Clear para fazer essa ligação cromática», detalha ainda o arquiteto.

Kebony (3).jpg

Kebony Clear foi aplicado na fachada sem nenhum tratamento superficial. A madeira tem uma cor castanha escura que com o tempo acaba tornando-se cinza prateada quando exposta aos elementos, o que irá permitir a sua integração com o betão utilizado na construção. A coloração que joga bastante bem com os restantes materiais foi apenas uma das motivações para a escolha da Kebony para os exteriores desta moradia particular. Destacam-se também a sua durabilidade e estabilidade, especialmente importantes numa zona agreste em termos climatéricos, além do envelhecimento controlado e do facto de dispensar operações de manutenção.

A madeira Kebony Clear tem também uma forte presença nos interiores da moradia FdP. Além da sua aplicação na fachada e no deck das zonas exteriores, a Kebony Clear foi utilizada em diversas áreas interiores, nomeadamente nos armários da cozinha, nos roupeiros e armários em geral, assim como no revestimento de paredes e em todas as portas interiores, cuja altura é de 3 metros.

A construção da casa, incluindo os trabalhos de carpintaria com Kebony Clear, foi coordenada e executada pela Matriz - Sociedade de Construções Lda. Em termos de aplicação deste material destaca-se a facilidade de manuseamento e trabalho, a resistência e, simultaneamente, o facto de ser suave ao toque e permitir um acabamento de qualidade superior sem adição de quaisquer produtos.

«Esta aplicação polivalente de Kebony em fachada, decks e em mobiliário, reflete o facto de se tratar de um material de dureza e estabilidade elevadas, mas que é esteticamente muito apelativo e que, além disso, também é sustentável. A casa FdP é já uma referência para o portfólio da Kebony em todo o mundo, sem dúvida», comenta Mário Neves, representante da Kebony em Portugal.

A Kebony, que integra a gama Clear, é uma madeira sustentável e de alta qualidade, que possui a certificação FSC®. Evidencia-se pelo seu aspeto apelativo, dureza, estabilidade e resistência, bem como pela facilidade de manutenção.

Kebony (2).jpg

PUB
PUB