Europa

Federação europeia lança ferramenta de classificação e uniformização dos materiais de construção

Federação europeia lança ferramenta de classificação e uniformização dos materiais de construção

FEST European Master Data Guideline (EMDG), é este o nome da nova ferramenta de classificação e uniformização dos materiais de construção lançada pela FEST - federação europeia de comércio de equipamentos sanitários e climatização, da qual a APCMC assume atualmente a presidência.

A FEST esteve particularmente atenta a esta tendência de aceleração da digitalização da indústria da construção e, em simultâneo, para a necessidade de utilização dos dados relativos aos produtos e de maior conetividade entre o fabricante, o distribuidor e as empresas instaladoras.

Para que a economia digital e sustentável seja um êxito é necessário que sejam criados os instrumentos necessários, que começam na necessidade de reunir um conjunto de dados e informações corretas e inequívocas sobre os diferentes produtos que constituem o segmento dos materiais de construção, e que estas sejam fiáveis e seguras.

Foram estes os pressupostos que estiveram na base de lançamento do FEST European Master Data Guideline (EMDG), desenvolvido por um conjunto amplo de parceiros da indústria, fabricantes, fornecedores, distribuidores, associações empresariais e associações de ‘data-pool’.

Johan Stevens presidente da FEST comenta que «a FEST viu a necessidade de liderar o modo como estes dados são tratados e como os podemos transferir de forma estruturada. Tenho o orgulho de anunciar o lançamento do FEST EMDG».

Acrescenta que «o FEST EMDG é o resultado do trabalho realizado pelo grupo de especialistas técnicos da FEST, liderado por Magnus Sirén, da Associação Comercial de Distribuidores finlandesa, Talteka».

A manutenção e o desenvolvimento do FEST EMDG é feita pela ETIM Internacional, organização europeia líder na classificação dos produtos técnicos.

Desenvolver um “standard” para dados mestre

O objetivo principal deste grupo de especialistas foi o de desenvolver um “standard” para a troca de dados mestre comerciais entre o fornecedor da indústria e o distribuidor.

Com este lançamento, o FEST EMDG é agora oficialmente definido como o padrão da indústria sanitária e AVAC europeia, sendo que alguns dos principais fabricantes europeus já o adotaram como estrutura básica para os seus produtos.

O diretor técnico da ETIM, Marc Habets, afirma que «a elaboração e manutenção de qualquer ‘data-pool’ é crucial para um atingir um elevado nível de desempenho em qualquer sector. Estou orgulhoso por a FEST ter reconhecido a nossa longa experiência na manutenção da ETIM e, portanto, ter considerado a ETIM Internacional como a organização preparada para executar o seu EMDG».

PUB
PUB