O Parque Infantil do Centro de Interpretação do Monsanto, também conhecido por Espaço Monsanto, foi renovado com Corkeen, uma nova solução produzida em cortiça, reciclável e renovável. A obra integra o programa Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
Trata-se de um sistema implementado em Portugal pela FL Gaspar, alia credenciais de segurança, acessibilidade e sustentabilidade, combinando harmoniosamente os conceitos Comunidade, Natureza e Planeta.
A Corkeen é uma empresa detida pela Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, que surge no mercado como alternativa amiga do ambiente às soluções acessíveis existentes compostas inteiramente por materiais de origem sintética.
Desenvolvido de acordo com os princípios da economia circular, o sistema Corkeen resulta do pleno aproveitamento de desperdícios da indústria da cortiça, a energia para a sua produção provém do uso de biomassa (pó de cortiça) e no final do ciclo de vida todos os materiais serão reutilizáveis. O Corkeen é leve, inodoro e hipoalergénico. Instalado in situ como um sistema de duas camadas (uma camada base de absorção de impacto e uma camada superior à prova de desgaste), o que permite preservar as suas caraterísticas únicas mesmo após anos de utilização, a superfície Corkeen possui uma excelente capacidade de drenagem, consegue baixar a temperatura da superfície em mais de 20% quando comparado com outras soluções sintéticas, e oferece um desempenho técnico de última geração em concordância com rigorosas normas de segurança (EN1176 e EN1177). À prova de intempéries, de fácil manutenção e imputrescível, ignífugo e elástico, o sistema Corkeen reduz igualmente a propagação de microplásticos.
Na verdade, a cortiça é completamente livre de contaminação de todos os tipos de produtos químicos (metais pesados, EDC, T-COV, formaldeídes ou HAPs). Cumulativamente, e sempre beneficiando das singularidades ímpares dessa matéria-prima irreplicável, o sistema Corkeen é ecológico. Contribuindo dessa forma para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera, combatendo as aceleradas alterações climáticas e promovendo um Planeta mais verde, saudável e sustentável.
O Presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, sublinha essas «propriedades inigualáveis da cortiça que conferem ao Corkeen um conjunto de mais-valias exclusivas no mercado dos parques infantis. As crianças podem andar descalças à vontade, o impacto das suas normais quedas é absorvido, e estão livres da irradiação de quaisquer substâncias nocivas para a saúde. Paralelamente – remata – o Corkeen melhora a qualidade de vida nos espaços públicos, nos centros urbanos e nas cidades».
Por seu turno, José Sá Fernandes, Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, reconhece «o valor inestimável desta inovação da Corticeira Amorim na construção de uma cidade mais sustentável, que deve ser replicada em projetos futuros».